domingo, 14 de dezembro de 2008

Viajando por outros locais...



Imagem: A. Anacleto
.............................
Hoje, «navegámos» em dia invernoso por terras de litoral.
«Aportámos» em S. Pedro de Moel e, mais uma vez olhámos as ondas do Atlântico, desta vez inquientas, enquanto mirávamos as gaivotas, que denotavam algum nervosismo, talvez, motivado pelo temporal no mar!...
...............................
São Pedro de Moel

Localização:
São Pedro de Moel é um lugar pertencente à cidade, freguesia e concelho da Marinha Grande, distrito de Leiria, em Portugal.
Fica cem por cento inserida no Pinhal de Leiria, um pouco a sul da foz da Ribeira de Moel.
História:
Em 1463 D. Afonso V doou São Pedro de Moel ao conde de Vila Real. Esta avultada família possuía um palácio em Leiria e várias casas próprias em São Pedro de Moel. Mantiveram-se nesta praia até 1641, altura em que foram executados o último Marquês de Vila Real e o último Duque de Caminha. A Duquesa de Caminha, viúva, chorava diariamente a morte de seu esposo num rochedo enorme e imponente desta praia, resultando daqui o seu nome, Penedo da Saudade, no cimo do qual se encontra um farol com o mesmo nome. Daqui nasceu também a lenda da Duquesa de Caminha: há quem afirme ainda que, ao ouvir nesse rochedo os murmúrios do mar, pode distinguir também, como em eco, as lamentações da duquesa de Caminha...
O poeta Afonso Lopes Vieira construiu aqui a sua majestosa casa, onde se inspirava e escrevia. É uma casa enorme, quase em cima do mar, com uma belíssima capela virada para o oceano e decorada com motivos marítimos e que num pátio exterior possui um relógio de sol. Esta casa foi doada pelo poeta em testamento à Câmara Municipal da Marinha Grande para funcionar como colónia balnear para filhos de vidreiros e guardas florestais, e também, como Casa-Museu e galeria de exposições.
São Pedro de Moel teve até ao século XVIII uma fábrica de resinas, entretanto extinta. Toda a área da praia pertencia às Matas Nacionais, mas em 1926 foi entregue à câmara Municipal da Marinha Grande que a urbanizou e desenvolveu de uma forma controlada.
Locais de interesse:
Como pontos de grande interesse temos a Praia Velha, o Penedo da Saudade e o farol e a Ribeira de Moel, tudo isto ligeiramente a norte. A sul, temos as praias de Paredes da Vitória e Água de Madeiros.
No interior do pinhal, na zona de São Pedro de Moel, existem vários parques de merendas extremamente agradáveis e também a famosa Volta dos Sete, que é um percurso lindíssimo de aproximadamente 7Km, que mistura mar, pinhal e praia, com pura floresta, parques, fontes, ribeiros e riachos.
Salientamos também a Avenida Marginal que oferece uma paisagem vertiginosa e inesquecível.
............................
A.A.