sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Festas Populares



Imagem: A.Anacleto
.................................
Estão a decorrer até ao próximo domingo, os tradicionais festejos na freguesia de Espinheiro, concelho de Alcanena.
Hoje, durante a tarde, decorreu a tradicional procissão pelas ruas da aldeia. À noite, vai subir ao palco QUIM BARREIROS, que vai animar as gentes espinheirenses e arredores.
.................................
Transcrevemos um excerto do livro "Tios e Tias do Espinheiro - Diálogo com o Passado" da autoria de João Vitalino Ribeiro Martinho. É um livro, onde o autor retrata as gentes e os costumes da secular freguesia espinheirense.Algumas daquelas tradições, felizmente, ainda se vão mantendo na freguesia.
.................................
(…)No dia 26 de Dezembro de 1953, decorria a procissão, que percorre as ruas da freguesia que, para o efeito, são engalanadas com palmas, hera e rosmaninho. Tocavam os sinos alegremente e estralejavam foguetes.
Os santos, rodeados de opas brancas e vermelhas, iam recebendo as dádivas de promessas, aliviando consciências e alimentando a fé enquanto a banda tocava marchas lentas a convidar a um acerto de passo das duas filas paralelas de devotos que coleavam atrás do santo da sua devoção. Um pendão vermelho, enorme, era conduzido por um penitente acolitado por outros dois que cuidavam do equilíbrio prodigioso necessário para avançar nas ruas acanhadas.
Homens semi desgrenhados, pouco habituados á ausência do barrete, conduziam pacientemente os andores, forma de se redimirem das faltas às missas enquanto as mulheres, com a cabeça coberta por uma mantilha, empunhavam velas de tamanho correspondente à graça recebida.(…)

...............................
A.A.