sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Sociedade

Os valores que representam o Natal estão ameaçados, diz o Bispo de Santarém

Na tradicional mensagem de Natal, o Bispo da Diocese de Santarém, D. Manuel Pelino Domingues, considera que “somos herdeiros de uma cultura de Natal, criada ao longo de séculos, de grande riqueza humana e espiritual que todos estimamos e podemos salvaguardar”, cujos valores “estão ameaçados de esvaziamento, de deformação e de aproveitamentos desviantes”.
Na mensagem, o Bispo de Santarém, lança um apelo à comunidade diocesana: “Em vez de lamentar os desvios, demos o nosso melhor contributo para cultivar o autêntico Natal”.
Mais afirma que, “O ambiente social de consumismo e materialismo, de vaidade e ganância, de ruído e dispersão não favorecem a vivência na espiritualidade”, As pessoas têm necessidade de vida interior, de encontro com o mistério de Deus que é a referência e o alicerce de vida humana”, continua o prelado na mensagem.
“É a espiritualidade que enriquece o coração, fortalece o ânimo para viver com esperança, gera a sabedoria do alto para orientar a existência e promove a vida comunitária. Cultivemos a espiritualidade do Natal, preparando os caminhos do Senhor pela oração e pela meditação, pela escuta orante da Palavra de Deus e pela conversão”, refere ainda o Bispo de Santarém na sua mensagem natalícia.
.........................................................
A.A.