quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sociedade

Abrantes: Filas e bloqueios nos sistemas informáticos no último dia da compra de identificadores para cobrança de portagens
Bloqueios nos sistemas informáticos e filas de espera foram os cenários com que se depararam hoje em Abrantes os automobilistas que deixaram para o último dia a compra do identificador para a cobrança das portagens na A23.
Esta tarde, na principal Estação de Correios de Abrantes, as pessoas dividiam-se entre um atendimento que consideraram "atencioso mas lento" e um certo desalento e frustração pelos constantes bloqueios do sistema informático, que impediam a aquisição do dispositivo.
Carlos Serras, um utilizador da auto-estrada da Beira Interior (A23 - Torres Novas/Abrantes e a Guarda) contou à Lusa que já por diversas vezes havia tentado adquirir o dístico, sempre sem sucesso.
"Na semana passada estive por várias vezes na Estação dos Correios de Abrantes e nunca consegui comprar o dispositivo, ora porque estavam esgotados, ora porque o sistema estava bloqueado, como hoje acontece. Vou ter de desistir e tentar na sexta-feira", lamentou, tendo ainda considerado "exorbitantes" os preços anunciados.
"Eu ainda nem sei bem se pagamos ou sequer se temos isenções, mas se forem as 10 isenções isso esgota-se numa semana tendo em conta que as pessoas vão para o trabalho e fazem duas utilizações por dia", observou.
Sofia Nascimento admitiu à Lusa que "como a maioria dos portugueses" esperou pelo último dia para resolver o processo, sem sucesso.
"Pois, deixei para o último dia e vou ter de voltar aqui talvez na sexta-feira porque a o sistema está bloqueado. Já aqui estive hoje por diversas vezes e a Estação até tem os dispositivos mas como não conseguem aceder ao sistema, nada feito", concluiu.
Fonte dos CTT disse hoje à Lusa que os dispositivos de cobrança para as auto-estradas ("ex-SCUT") estão a ser distribuídos "normalmente" nas estações de Correios em todo o país, salvo uma situação pontual ocorrida na terça-feira na Estação de Correio da Universidade, em Aveiro, que foi prontamente resolvida com a reposição dos stocks pelos serviços de distribuição dos CTT.
Segundo referiu a mesma fonte, em relação aos clientes que optam pela modalidade de pagamento nos CTT o pagamento é sempre assegurado sem penalização, uma vez que o utilizador está inscrito e tem um saldo de utilização.
-----------------------------------------------------------------------------------