sábado, 10 de dezembro de 2011

Artistas

Fadista ribatejana Célia Leiria apresenta primeiro álbum em Santarém
A fadista Célia Leiria, que este ano participou no Festival Laus Polyphoniae, em Antuérpia, apresenta domingo, em Santarém, no Teatro Sá da Bandeira, o seu primeiro álbum, intitulado “Caminhos”.
“Um álbum feito entre amigos, com alguns temas originais e letras inéditas para fados tradicionais como o 'Alberto', 'Mortalha' ou 'Margaridas'”, disse a fadista à Lusa.
Num total de treze temas, Célia Leiria fez questão de homenagear os poetas ribatejanos, região de onde é natural, e três fadistas que admira, escolhendo dos seus repertórios alguns fados.
Os temas “Horas da vida”, de Manuel de Andrade no fado "Adiça", e “Quando vive longe de quem ama”, de Maria Manuel Andrade com música original de Paulo Paz, “são uma homenagem aos poetas ribatejanos”, disse Célia Leiria.
Tanto no álbum, como no domingo à noite no escalabitano Sá da Bandeira, Célia Leiria é acompanhada por Pedro Amendoeira na guitarra portuguesa, Pedro Soares na viola e Paulo Paz no contrabaixo, sendo este o produtor musical e responsável pelos arranjos ao lado de Amendoeira e Pedro Soares.
-----------------------------------------------------------------------------------------------