sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Economia

Maioria das cidades e vilas do distrito com cortes nos gastos com iluminação de Natal
A esmagadora maioria das cidades e vilas do distrito de Santarém decidiu este ano cortar nos gastos com iluminações de Natal.
Santarém, a capital de distrito ainda não está iluminada, mas promete “acender as luzes” antes do Natal, reduzindo este ano, em cerca de 60 por cento, um orçamento que em 2010 já havia sido cortado, gastando cerca de 15.000 euros em iluminação.
Torres Novas vai ter apenas “iluminação simbólica”, feita com “a prata da casa” (arcos e luzes que já pertenciam à autarquia), apenas no centro histórico e com redução do horário de ligação das luzes, limitando a despesa ao gasto com a energia.
Tomar decidiu apostar num programa de animação com a associação comercial local, escolas e associações, tendo esse programa e a iluminação um custo total de cerca de 8.000 euros (menos de metade dos 20.000 euros gastos em 2010).
Coruche não vai iluminar as ruas, investindo uma verba de 5.000 euros numa campanha de promoção do comércio tradicional, que inclui um sorteio e animação de rua.
Mação vai iluminar apenas “os locais mais emblemáticos”, como a igreja, os paços do concelho, a torre do relógio e algumas praças, gastando 1.945 euros, menos 68 por cento que em 2010 (ano em que gastou cerca de 5.800 euros).
Sem em 2010 ainda iluminou as entradas da cidade, este ano a câmara municipal de Almeirim decidiu abolir de todo este gasto, pelo que a cidade se vai juntar a outras localidades do distrito que, a exemplo do que já haviam feito há um ano, não iluminam as ruas nesta época do ano.
Vila Nova da Barquinha, Benavente, Sardoal, Constância não vão ter iluminações nas ruas, tendo apenas Constância um almoço de Natal para os funcionários no próximo dia 23, a que se seguirá uma tarde de tolerância de ponto.
Situação um pouco diferente é a de Fátima, no concelho de Ourém, que aumenta este ano o investimento no projeto “Fátima Cidade Natal”, de 50.000 para 60.000 euros, uma iniciativa que é comparticipada em 80 por cento pelo programa “Mais Turismo Mais Centro”, do Turismo de Portugal.
Numa cidade vocacionada para o turismo religioso, o gasto é visto como um investimento. Além das luzes, o projeto inclui um comboio de Natal, concurso de presépios, “o grande presépio” do concelho, árvore de Natal, pista de gelo, casa do Pai Natal e casa das pinturas faciais.
---------------------------------------------------------------------