Projeto do Centro de Acolhimento e Valorização de S. Vicente do Paul está em desenvolvimento
Criar atividades ligadas à cultura, ao turismo religioso e aos rios Tejo e Alviela é o objetivo do Centro de Acolhimento e Valorização de São Vicente do Paul, projeto em desenvolvimento no âmbito da Rota da Cultura Avieira.
Com um investimento de 240 mil euros, 180 mil dos quais comparticipados por fundos comunitários, o projeto dinamizado pela igreja da localidade faz parte do consórcio dos avieiros, tendo contado com a aprovação do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, enquanto projeto complementar da cultura avieira a património nacional.
Em comunicado, o gabinete de coordenação da candidatura da cultura avieira a património nacional escreve que o projeto, de natureza económica, social e de apoio aos peregrinos dos caminhos de Fátima e aos turistas que procuram a natureza e o património cultural, "já foi aprovado e parcialmente implementado" na freguesia de São Vicente do Paul, no concelho de Santarém.
Depois de concluído, o Centro de Acolhimento e Valorização de São Vicente do Paul vai poder acolher 30 peregrinos dos caminhos Marianos e de Santiago, ou turistas de natureza ou culturais, adiantam.
"Com a conclusão deste investimento, muito em breve, o projeto acrescentará 92 camas à oferta turística regional", sublinham.
O projeto integra a Rota Turística e Cultural dos Avieiros, bem como o projeto de candidatura da Cultura Avieira a Património Imaterial Nacional e da UNESCO, tendo os responsáveis considerado aquele projeto "indispensável" para a sua concretização e sucesso, constituindo-se como "mais um passo na estruturação e consolidação da Rota que se pretende continuar a construir".
----------------------------------------------------------------------------------------