terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Autarquias

Autarquia de Abrantes adquiriu edifício para funcionamento da Escola Superior de Tecnologia
A autarquia de Abrantes vai proceder à transferência temporária dos alunos da Escola Superior de Tecnologia (ESTA), tendo hoje anunciado a aquisição de um edifício de cinco pisos situado no centro histórico da cidade para o efeito.
Instalados desde 1990 no edifício das antigas Finanças de Abrantes, um espaço bastante envelhecido e sem condições de conforto ou segurança, o edifício agora adquirido ao Grupo Lena por 875 mil euros vai conferir aos cerca de 600 alunos da ESTA um espaço com “melhores condições de estudo e trabalho”.
A transferência está anunciada para dentro de três meses e será temporária, até que o novo edifício da ESTA, a instalar no Tecnopólo do Vale do Tejo, dentro de previsivelmente dois anos, seja uma realidade.
“O investimento no novo edifício ronda os 9,5 milhões de euros e a sua concretização pode demorar cerca de dois anos, tendo em conta que o investimento a efectuar está condicionado a verbas provenientes do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN)”, disse a presidente da Câmara de Abrantes.
“Um prazo que não é compatível com as condições actuais a que estão sujeitos alunos, professores e auxiliares, num edifício bastante envelhecido e sem condições de conforto ou segurança”, referiu Maria do Céu Albuquerque, tendo acrescentado ser também necessário “libertar” o Convento de São Domingos para avançar com a primeira fase de instalação do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA).
A autarca, que assegurou que o edifício agora adquirido vai estar pronto a ser utilizado dentro de três meses e permitir acolher as salas de aulas teóricas e técnico teóricas, anunciou ainda que, “para o futuro”, aquele edifício ficará destinado a acolher um pólo de uma escola de Hotelaria e Turismo.
Céu Albuquerque anunciou ainda o lançamento da empreitada dos Laboratórios de Inovação Industrial e Empresarial, no Tecnopólo de Abrantes, a concluir dentro de seis meses com um investimento de 1,2 milhões de euros, e a formalização de um protocolo entre a ESTA e o tecido empresarial e industrial do concelho.
Segundo Maria do Céu Albuquerque, o protocolo, que engloba empresas como a Tejo Energia, Mitsubishi Fuso, TRM, Bosch e Vítor Guedes, para além da Associação Empresarial Nersant, vai permitir a criação de “disciplinas à medida” e "formação especializada em contexto de trabalho", de acordo com as necessidades das empresas e as possibilidades da ESTA.
“Uma mais valia muito importante pelo que vai conferir em termos de mais exigência, mais formação e mais tecnologia às nossas empresas”, observou.
“Vai ser uma melhoria incomparável atendendo às condições actuais”, acrescentou Luís Ferreira, director da ESTA, tendo ainda assegurado que o protocolo assinado entre a ESTA e as empresas da região vai trazer mais valias por permitir construir uma “relação mais íntima” entre estes parceiros.
-------------------------------------------------------------------------------