quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Saúde

Inaugurado Hospital Privado de Santarém
O Hospital Privado de Santarém, um investimento de 13 milhões de euros que foi inaugurado hoje, vai ter todas as valências à excepção da cirurgia cárdio-toráxica.
António Júlio Silva, director clínico da nova unidade de saúde, disse à agência Lusa que a ideia de construção do hospital nasceu da constatação da ausência de uma “resposta abrangente” para os doentes e do facto de Santarém ser a única capital de distrito sem nenhuma entidade privada.
O hospital vai trabalhar essencialmente com seguradoras mas quer alargar os acordos a outras entidades, além de pretender estabelecer relações com o Hospital Distrital de Santarém, quer na oferta médica e de serviços “quer em termos de recursos humanos, nomeadamente na formação dos mais jovens”.
O hospital, propriedade da Scalmed, e assumido por quatro médicos e três personalidades do concelho, arranca com um quadro de pessoal de perto de 60 pessoas, entre enfermeiros, auxiliares e técnicos, não pertencendo os médicos ao quadro, sendo antes contratados para prestação de serviços.
A maioria dos clínicos serão do Hospital de Santarém, mas também de Lisboa, vindo alguns de Coimbra, afirmou o director clínico.
“As equipas foram escolhidas criteriosamente pela direcção clínica”, afirmou.
O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, que presidiu à inauguração, realçou que quem faz a economia crescer “são as pessoas e as empresas”, apontando como exemplo a inauguração de hoje.
Relvas referiu ainda a importância da economia social (terceiro sector), frisando que o seu papel se tem que acentuar.
“Há sectores da sociedade em que existe um voluntarismo e existem também instituições centenárias como as Misericórdias que têm um papel muito significativo”, disse, sublinhando que é preciso “acentuar” o trabalho das instituições particulares de solidariedade social, que “fazem melhor do que o Estado faria com o mesmo dinheiro”.
-------------------------------------------------------------------------------