sábado, 25 de fevereiro de 2012

Economia

Autarquia de Abrantes cede terreno à Mitsubishi para expansão da fábrica instalada no Tramagal
A Câmara Municipal de Abrantes decidiu, em sede de assembleia municipal realizada hoje de madrugada, ceder um terreno de 50 mil metros quadrados à Mitsubishi com o objetivo de permitir a expansão da fábrica já instalada no Tramagal. A fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) instalada no Tramagal, concelho de Abrantes, recebeu recentemente do Ministério da Economia a declaração de interesse estratégico, beneficiando assim de apoios no âmbito do sistema de incentivos à inovação. O investimento em causa ronda os 36,7 milhões de euros, estando prevista a duplicação do número de postos de trabalho da empresa em Portugal, através da criação de 353 novos postos e da manutenção dos atuais 322, bem como o alcance de um volume de vendas de 3,3 mil milhões de euros em valores acumulados de 2011 a 2020. Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, disse à agência Lusa que a cedência daquela parcela de terreno, com 49 070 metros quadrado vendidos à razão de 0,50 cêntimos o metro quadrado, se justifica pela "importância e o interesse estratégico nacional" daquele investimento. "As condições da alienação configuram-se como um contributo para o desenvolvimento económico e social do concelho, da região e do país", notou. Em 2008, a Câmara Municipal de Abrantes já havia investido 275 mil euros no alargamento da zona industrial de Tramagal, salvaguardando um terreno de 57 mil metros quadrados para a expansão das instalações da Mitsubishi. Ocupando hoje uma área de 110 mil metros quadrados e com 322 funcionários, a MFTE, do grupo alemão Daimler, é atualmente a maior empregadora da freguesia de Tramagal, onde fabrica o modelo Canter, camião ligeiro que é entregue diariamente, a partir de Portugal, em mais de 30 países na Europa. No âmbito do Regime Contratual de Investimento, a MFTE apresentou uma candidatura a incentivos financeiros para um projeto de investimento que visa a expansão e diversificação da sua unidade industrial para a produção do novo modelo do CANTER, o modelo LIFT, mais moderno e tecnologicamente mais avançado, que substituirá o anterior. O projeto prevê ainda a implementação de processos produtivos e organizativos melhorados, o reforço das suas competências, o desenvolvimento de segmentos complementares de negócio e a diversificação dos seus mercados de exportação. Jorge Rosa, o presidente da MFTE, tem reclamado junto do Governo por "melhores acessibilidades", sendo a ligação da fábrica à auto-estrada A23 uma antiga reivindicação, a par da construção de uma ponte sobre o rio Tejo, junto do IC9. Atualmente, a distribuição é feita maioritariamente por via marítima, pelo Porto de Setúbal, com 53 por cento da produção a ser escoada desta forma. Além disso, excluindo os componentes que importam do Japão, 38 por cento dos restantes fornecedores são portugueses e "passariam a ter um melhor acesso à fábrica", defende a administração da MFTE.
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