terça-feira, 30 de junho de 2009

Sociedade

Foi montada no Ribatejo a maior ponte militar portuguesa e abre hoje ao trânsito

Foi celebrado um protocolo de cooperação entre o Exército Português, a Câmara Municipal de Coruche e o Instituto de Estradas de Portugal, para a instalação de uma ponte metálica de 51 metros sobre o rio Sorraia, para funcionar como desvio provisório do trânsito da Estrada Nacional 114. A instalação da ponte deve-se às obras de manutenção nas várias pontes do concelho de Coruche e abre hoje ao trânsito.
O tenente-coronel Hélder Perdigão referiu que os trabalhos em prol das populações são uma actividade habitual do Exército, mas salientou que nesta ponte há uma inovação: «É a ponte com maior vão, tem uma distância de 51 metros entre os seus dois pés, e portanto é a maior ponte metálica» feita em Portugal, referiu o militar.
Segundo a engenharia do Exército, este tipo de pontes são montadas por vários blocos, quase como uma construção em 'LEGO', sendo que no caso da ponte de Coruche, que decorreu entre 8 e 19 de Junho, foram utilizados «232 painéis metálicos, ligados entre si por 45 vigas metálicas - totalizando um peso de 103 toneladas, no qual estiveram envolvidos cerca de quatro dezenas de militares e dez viaturas especiais para este género de trabalhos».
Além da unidade militar construtora da obra, (Regimento de Engenharia 1 de Lisboa), existem mais duas unidades executantes deste género de obras de montagem de pontes metálicas a nível nacional - Escola Prática de Engenharia (em Tancos) e o Regimento de Espinho Nº3 (em Espinho).
-----------------------------------------