segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sociedade


José Torres, “O Bom Gigante” vai ser homenageado em Tomar

Amanhã, terça-feira, em Tomar, Gilberto Madaíl, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, vai receber das mãos do escultor José Coêlho a peça escultórica “José Torres, o Bom Gigante - Memória que Pensa”.
O momento vai fazer relembrar o pródigo avançado da selecção portuguesa que em 1966, na célebre equipa dos “Magriços” em Inglaterra, colocou Portugal no terceiro lugar do Campeonato do Mundo. Colegas, amigos e admiradores do notável atleta vão encontrarem-se na Galeria Templários - Welcome Center do Turismo Lisboa e Vale do Tejo, pelas 18h00, ponto de encontro da homenagem, para acompanharem os familiares que receberão o valor pelo qual a peça foi arrematada em leilão promovido pela solidária Federação Portuguesa de Futebol.
José Augusto da Costa Séneca Torres, nasceu em Torres Novas a 8 de Setembro de 1938. Tal como a maioria dos jovens, iniciou-se no clube da terra, o Torres Novas, mas cedo começa a dar nas vistas com a técnica de bom goleador. José Torres foi um dos avançados mais marcantes na história do futebol português. Aos vinte anos, transfere-se para o S.L. e Benfica, onde formou um ataque demolidor, ao lado de José Augusto, Eusébio, Coluna e Simões.
Como seleccionador nacional, Torres conseguiu apurar Portugal para o Mundial de 86 a disputar no México. O seu nome fica gravado para sempre na história do futebol português. Na selecção nacional Torres marcou 14 golos em 34 jogos. Ao longo da sua carreira fez 217 golos num total de 384 jogos disputados.
Actualmente conta com 70 anos de idade, vivendo um drama pessoal há alguns anos, vítima de doença de Helzheimer. Torres ao longo da sua vida, reuniu imensos amigos, que alguns deles fazem questão de não o deixar cair no esquecimento, prestando-lhe merecidas homenagens.
O conterrâneo José Coêlho, escultor, prémio da Academia Nacional de Belas Artes em 2003, também deu passos em frente para homenagear o “bom amigo”, tendo contado com a Federação Portugesa de Futebol para o efeito. Associam-se à homenagem a Câmara Municipal de Tomar, o Instituto Politécnico de Tomar e a Turismo de Lisboa e Vale do Tejo.

-------------------------------------