sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sociedade



Imagem:A.Anacleto
..................................
Câmara de Torres Novas e IPSS do concelho criam oportunidades de emprego

No âmbito da iniciativa “Emprego 2009” do Instituto de Emprego e Formação Profissional a Câmara Municipal de Torres Novas e sete Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho (IPSS), assinaram esta tarde protocolos para a criação de 174 empregos.
O Ministro da Trabalho, Vieira da Silva e o Secretário de Estado do Emprego, Fernando Medina compareceram para presidir à cerimónia que se realizou no auditório da nova Biblioteca Municipal. O ministro, na sua intervenção, apelou às empresas para aderirem cada vez mais a este programa de apoio ao emprego, nomeadamente, para aproveitarem os apoios que são dados pelo governo à contratação de jovens e desempregados de longa duração e ainda à realização de estágios profissionais. As empresas aderentes, “poderão estar isentos de pagar a Segurança Social do trabalhador por 3 anos, ou então por dois anos e ainda recebem uma verba em dinheiro”, recordou o governante, lamentando simultaneamente, que tenham sido poucas empresas e outras entidades empregadoras a aderir a estes apoios.
Entretanto, o Secretário de Estado do Emprego, afirmou, que as medidas de apoio consagradas no programa Emprego 2009 já permitiram que 15 mil jovens fossem contratados sem termo e que mais 15 mil estejam a usufruir de estágios profissionais remunerados.
Os contratos assinados vão ter uma duração de 12 meses e vão permitir aos desempregados para desempenharem funções quer na autarquia torrejana quer nas sete IPSS que aderiram aos protocolos. Já estão preenchidas 77 da 174 vagas, iniciando os trabalhadores funções na Câmara Municipal de Torres Novas já na próxima segunda-feira, dia 29 de Junho.
A autarquia torrejana vai assumir ao todo 124 do total de empregos previstos, cabendo os restantes às IPSS do concelho que aderiram: Centro Social e Paroquial de Santo António, o Centro Social do Divino Espírito Santo, o Centro Social e Paroquial Padre José Filipe Rodrigues, o Centro de Integração e Recuperação Torrejano (CRIT), o Grupo de Amigos “Avós e Netos”, o Centro de Bem-Estar da Zona Alta e o Centro de Assistência Paroquial de Pedrógão.
Os Contratos de Emprego-Inserção destinam-se a desempregados que recebem subsídio de desemprego, passando estes a receber além do subsídio, mais 20% de rendimento pago pela entidade que acolhe o programa. Os Contratos de Emprego-Inserção + destinam-se a beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) que passam a receber um valor suplementar correspondente aos Indexante dos Apoios Sociais e ainda subsídios de alimentação e de transporte.
António Rodrigues, Presidente da autarquia torrejana, afirmou na sua intervenção que tem “como objectivo conseguir que dentro destes programas 200 pessoas do concelho usufruem da oportunidade”, salientando no entanto, que esta iniciativa não significa que o concelho esteja com “problemas graves de desemprego”. “É um apoio suplementar”, adiantou, apelando aos que vão trabalhar na autarquia que “se sintam funcionários como os outros que já lá laboram”, frisou o autarca.
------------------------------------