sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia de Portugal

Comemorações oficiais do 10 de Junho
Presidente da República saúda e enaltece o Jornal Ribatejano “O Mirante”

Mensagem de Sua Excelência o Presidente da República para o jornal O MIRANTE por ocasião das comemorações, em Santarém, do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas:

A realização, em Santarém, das Comemorações Oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses constitui uma oportunidade única para saudar a actividade de uma das mais prestigiadas publicações ribatejanas, o jornal “O MIRANTE”.
Nascido em 1987, na Chamusca, graças à vontade e ao espírito empreendedor de Joaquim António Emídio, o que seria este jornal, na altura mensário, estava inscrito nas palavras do editorial do seu primeiro número: “Quem nos conhece sabe que somos persistentes. Que não voltamos as costas ao que se tornou difícil para nos pavonearmos ou enchermos o peito com o demasiado fácil. Que não fazemos o elogio da mediocridade”.
À semelhança de “O MIRANTE”, também não faço o elogio da mediocridade. É com apreço que saúdo este jornal, que soube crescer, passando de mensário a quinzenário, em 1991, e de quinzenário a semanário, em 1995. O jornal adaptou-se aos novos tempos: em 2002, passou a estar disponível “on-line”. Actualmente, mantendo o formato de semanário, publica na Internet uma edição diária, permanentemente actualizada. Alargou horizontes, muito para além das fronteiras da Chamusca, a sua terra de origem, e é hoje uma publicação de referência em todo o Ribatejo.
A persistência foi a chave do êxito de “O MIRANTE”. Ela é uma das qualidades mais características das populações ribatejanas, habituadas a lidar com a terra e com as suas agruras, frente às quais é necessário não esmorecer, prosseguir o trabalho, acreditar em melhores dias. Quem vive da terra conhece o valor da persistência e o potencial da esperança.
É essa a mensagem que aqui deixo a todos os leitores de “O MIRANTE”. Para vencer as adversidades, os ribatejanos só precisam de ser iguais a próprios, fiéis ao seu espírito de tenacidade e de luta. A mesma persistência de que foi feito “O MIRANTE” leva-me a acreditar no futuro do Ribatejo e das suas gentes, a quem desejo os maiores sucessos pessoais e profissionais.

Aníbal Cavaco Silva
-------------------------------------------------
in Jornal "O Mirante" - edic. online -05-05-09