sábado, 10 de maio de 2008

Ribatejo - Tradições Populares

"Jogo do Pau"

O Jogo do Pau, na freguesia de Espinheiro, concelho de Alcanena, tem tradições seculares. Foi praticado com a maior destreza pelas gentes Espinheirenses.
Em tempos de outrora, as principais actuações eram nas festas da terra e dos lugares vizinhos, tais como as de S. Brás no Prado, para que o santo ano após ano, “verificasse” o progresso do jogo. Ali, davam duas voltas à capela devidamente formados e com o pau ao ombro, até que, em frente da porta principal, alguém dava a voz de – “Paus Abaixo”, em sinal de respeito. Depois os jogadores encaminhavam-se para uma eira, onde iriam travar os entusiasmantes duelos.
Posteriormente, surgiu uma variante do jogo, denominada “Desordem”, que lhe induziu ainda mais ritmo e vida, dentro e fora do redondo, porquanto dá a ideia perfeita de uma desordem e solicitando, consequentemente, um dispêndio maior de energia que provoca o cansaço do jogador ao fim de dois ou três minutos, sómente.
Em 1931 o grupo actuou em Alcanena, em espectáculo a favor do hospital local. A partir de 1936, teve várias actuações na Feira do Ribatejo em Santarém. Em 1941 foi a vez de ir actuar em Alcobaça. Foram inúmeras actuações em Portugal de lés a lés. Tiveram algumas paragens na sua actividade. Actualmente, está a passar por mais uma dessas paragens.
Desejamos, que seja mais uma vez relançado, para bem das tradições populares Espinheirenses, do concelho Alcanenense e da província ribatejana.
-------------------------------
Pesquisa: A. Anacleto