sexta-feira, 16 de maio de 2008

Comentários!...

A Era dos Doutores...

Para os que não viveram nessa época relembro que antes do 25 de Abril existia em Portugal très vertentes de ensino - a Liceal, a Comercial e a Industrial.
Grosso modo a Liceal era para futuros Professores, Advogados, etc, etc, a Comercial para escriturários, comerciais, gestores, etc e a Industrial para profissões ligadas à Industria.
Depois do 25 de Abril, os partidos de esquerda quizeram acabar com o ensino comercial e industrial porque, defendiam naquela altura que eram dois pólos segregadores. A partir daí TODOS seriam Doutores. Anos mais tarde, e quando começaram a ver que "tinham metido a pata na poça" começaram a realizar cursos técnicos através dos Centros de Formação Técnica e os Centros de Emprego. Hoje continuamos na senda dos Doutores, muitos desempregados. Mas mesmo para os Doutores empregados, se um dia precisarem de um canalizador, têm de pedir por favor a algum que lhes resolva o caso e depois têm de ter uma carteira BEM rechada para lhes pagar os serviços.
O meu Avô, que Deus o tenha, sempre me dizia: um Homem com uma Arte safa-se em qualquer parte do Mundo. Nada mais acertado e actual!Não tenham medo nem vergonha de sujar as mãos. TODAS as profissões são dignas, desde que a saibamos dignificá-las. Qaundo eu era jovem, andei a trabalhar como bate-chapas (chapeiro) depois tirei uma licenciatura em Comunicação social, Estagiei 2 meses numa rádio da Bay Area (S.Francsico-EUA) hoje não exerço, porque me recuso a ser um boy que faz redacções cujos títulos são ditados pelo chefe. Tenho uma Empresa que comecei em 1999 com .... 5 MIL ESCUDOS! (25 euros) tenho casa, escritório, empregados e ganho o que quero. Meditem. Um canudo não é sinónimo de emprego. Um canudo é uma ferramenta que dispõem para melhor singrarem na vida empresarial/trabalho.
---------------------------------------------
Pedro Silva - Publicado no Jornal "Portugal Diário" - edic online - 16.05.08
A. A.