sexta-feira, 9 de maio de 2008

Aventuras!...

Tiago Moreira vai precorrer 50 mil quilómetros no seu Citroen 2CV de 1989
---------------------------------------------
Advogado de 27 anos já começou viagem de seis meses do Porto para Pequim ao volante de um Citroen 2CV !

Ir do Porto até Pequim ao volante de um mítico Citröen 2 CV. A viagem já começou, na terça-feira, e o condutor Tiago Moreira, advogado de 27 anos, está agora em Madrid. Numa rota solitária, Tiago vai percorrer 50 mil quilómetros, passar por dois oceanos, oito fusos horários, mais de 30 países, tudo isto a 70 quilómetros por hora. Dentro de três meses, o destino final são os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Pequim.Por agora, Tiago Moreira ainda se sente “em casa”, como explicou ao PÚBLICO. “A aventura vai começar no dia dois de Junho quando eu chegar à Rússia”, disse. O viajante já foi a Istambul e a Palermo com o seu Citröen 2 CV de 1989 e, por isso, está habituado as grandes viagens. Mas esta é “a primeira verdadeira viagem de sonho”. Tiago enumera países que vai passar e que sempre sonhou conhecer: “Nepal, Índia, China, Turquia e Irão”. “Acho que toda a gente gostaria de fazer uma viagem assim”, referiu. Mas para além de um itinerário de seis meses, três para ir e mais três para voltar, que por si só foi a maior motivação para viajar, Tiago pretende aproveitar a visibilidade da viagem para promover uma campanha social. No site oficial do viajante estarão disponíveis postais das diferentes cidades visitadas. Cada postal vai custar cinco euros, sendo que dois euros vão reverter para a Selecção Portuguesa Paralímpica. O segundo objectivo é tentar ultrapassar os custos da viagem, 40 mil euros, para que os “lucros” sejam doados à associações que se dediquem à educação de crianças desfavorecidas. O segundo objectivo será mais difícil de cumprir, explicou Tiago, uma vez que ele ainda não tem o montante total que vai precisar para a viagem.
Muita música e pouca roupa
Na bagagem deste viajante não falta música. “Tenho horas e horas de música, uma coisa que não pode faltar, já que vou estar muito tempo sozinho”, sublinhou. O computador portátil e as câmaras de filmar e fotografar também são itens essenciais. As camisolas de divulgação da viagem, para vender, também estão na mala do carro. A roupa é pouca e ainda falta comprar alguns artigos, como tenda, saco-cama e água potável. Tiago pretende apetrechar mais a bagagem quando chegar à Rússia. Vai precisar de comprar gasolina, pois corre o risco de percorrer muitos quilómetros sem encontrar uma bomba de abastecimento. A partir daí, o viajante prepara-se para ver um “choque de realidades” e conhecer culturas totalmente diferentes da ocidental. E o carro, está preparado para tanto? Tiago está confiante no seu fiel companheiro de estrada. “O carro tem uma tecnologia muito simples, se eu não puxar muito por ele e fazer três horas de viagem e parar por uma, ele aguenta-se bem”, explicou.
Jogos Olímpicos, um pretexto e um sonho
Tiago Moreira disse os Jogos Olímpicos foram um “pretexto” para a realização da viagem. Mas, confessa que “não deixa de ser um sonho” estar presente no acontecimento. O viajante pretende acompanhar Portugal durante os Jogos, com especial atenção na Selecção Paralímpica, com quem já estabeleceu alguns contactos. Tiago Moreira pretende voltar em Dezembro. “Para comer o meu bacalhau de Natal e estar com a família”, disse. Até lá, ainda tem muita estrada pela frente e, com certeza, muitas aventuras para viver.
..........................................................................................
in Jonal "Público" - edição online - 09.05.08
..........................................................................................
Ainda há quem pense, que os velhinhos e pequeninos não acompanham os "grandes"!
A. Anacleto