segunda-feira, 5 de maio de 2008

Artes



Imagens da obra de Orlando Jorge Gomes, na exposição realizada na Casa da Cultura em Alcanena.
----------------------------------------
“Quando Pinto”
Quando pinto,
escorrem-me entre os dedos
as tintas, belas,
e faço com elas
carícias suaves
às telas.
O que pinto
é o teu corpo sensual
de mulher.
É em ti que crio, desenho,
pinto e me entrego.
É por ti que me transcendo
e me transformo.
Lanço nas telas
golfadas de cor,
mas é com o teu corpo
que sonho,
e onde sinto
o meu amor.

in "Viagem ao Interior da Solidão"
Jorge Gomes
------------------------------
Orlando Jorge Gomes, filho de mãe Louricerense e de pai Pernense, nasceu na Vila de Pernes, mas fez a infância e adolescença na freguesia de Louriceira.
Licenciado em Engenharia Mecânica no IST, ali exerceu funções docentes em cadeiras de Tecnologia Mecânica.
Prestou serviço militar durante nove anos, tendo cumprido uma comissão de serviço em Timor, onde comandou duas companhias operacionais (Bacau e Lospalos).
A estadia em Timor, permitiu-lhe conhecer com pormenor a parte leste do território, contactar de perto com a cultura, mentalidade e sentimentos das pipulações locais e teve uma sensível influência na sua interpretação dos valores da vida e do mundo.
De regresso a Portugal exerceu funções de Direcção e Administração de empresas dos grupos Cuf, Elf e Dragados.
Engenheiro. gestor e pintor, com "Viagem ao Interior da Solidão", Jorge Gomes fez também uma viagem, dorida, ao interior do seu coração.
.................................
in "Viagem ao Interior da Solidão" - Jorge Gomes
A. Anacleto