terça-feira, 6 de maio de 2008

Louriceira - Monografia

Olhos de Água – Nascente e Canal do Alviela

É neste lugar luxuriante que nasce o rio Alviela, e onde é captada a água que durante mais de cem anos abasteceu uma parte significativa da cidade de Lisboa.
No ano de 1855 foi criada a primeira Companhia das Águas mas, por questões que surgiram dentro da mesma, deixou de existir. Pelo decreto de 2 de Abril de 1868 foi criada uma nova Companhia com o capital de cinco mil contos de reis, valor este que posteriormente foi elevado para sete mil contos.
Esta Companhia foi fundada pelas seguintes individualidades: - Visconde do Porto Covo do Bandeira, Francisco Melo Soares de Freitas, Visconde dos Olivais, Carlos Zeferino Pinto Coelho, Possidónio Augusto Passolo e Sebastião José de Abreu.
Após a sua constituição, esta Companhia deliberou proceder ao estudo do local mais apropriado para a captação das águas. Este serviço foi confiado ao hidrogeólego francês Richard, o qual depois de ter percorrido as zonas da Ota, Alenquer e a Serra de Minde, escolheu as nascentes do Alviela para a captação e abastecimento de água a Lisboa.
O início da construção do canal ocorreu em 28 de Dezembro de 1871 com passagem por Pernes, Vale de Lobos, Paul da Assêca, Almoster, Alcoentrinho, Ota, Alenquer, Vila Franca de Xira, Alhandra, Sacavém, Olivais e Barbadinhos. A chegada da água a Lisboa ocorreu em 3 de Outubro de 1880, aproximadamente nove anos após do início da construção. Foi dia de grande festa em Lisboa com a chegada da água. Marcaram presença o rei D. Luis I, o Governo, o arcebispo de Mitilene e outras altas individualidades. Custou este grande empreendimento 3.264.415$20.
Nessa década a freguesia teve acentuado desenvolvimento no comércio, dada a muita mão de obra utilizada na construção, e nos estaleiros aqui montados para o efeito.
Sempre foi tradição, os Louriceirenses e outras gentes da região, passarem o dia da Espiga – Quinta Feira de Ascensão, neste espaço de lazer, fazendo piqueniques onde não faltava a música e a picaria à boa maneira ribatejana.
No final do século XX o espaço dos Olhos de Água, sofreu uma grande transformação na área do turismo, do lazer e do ambiente, com a construção de uma Praia Fluvial, respectivo Parque de Campismo e um Centro de Interpretação do Ambiente – Ciência Viva.
-------------------------------------
in "Louriceira - Freguesia Centenária" - Monografia
A. Anacleto