terça-feira, 27 de maio de 2008

Fundação José Saramago

Pólo da Fundação José Saramago na Azinhaga do Ribatejo vai ser inaugurada no sábado com a presença do Nobel da Literatura
---------------------------------------------
O Nobel da Literatura afirmou que a inauguração de um pólo da fundação com o seu nome na Azinhaga do Ribatejo, localidade de sua nascença, é muito significativo e destina-se a toda a população, mas em particular aos jovens.
"Ali os jovens vão ter acesso a computadores, livros e jornais", realçou o escritor sobre as instalações, que serão inauguradas no próximo sábado, dia 31 de Maio na Azinhaga, na qual está programada a sua presença, tal como de sua mulher, Pilar del Rio, que é presidente da Fundação José Saramago, e ainda de individualidades dos dois países ibéricos.
O escritor foi esclarecedor que neste pólo da fundação com o seu nome não funcionará uma casa-museu, porque não nasceu nem viveu no edifício, no qual ficará instalado o polo, mas terá um piso com objectos que pertenceram à casa dos avós, nomeadamente a cama a que alude no livro "As Pequenas Memórias", onde dormiam com os leitõezinhos mais débeis para os aquecer no Inverno.
Este pólo da Fundação José Saramago ficará instalado num edifício do Largo da Praça da Azinhaga, recuperado pela Fundação, e exibirá fotografias de arquivo do Nobel português da Literatura, o documento original de "As Pequenas Memórias" e alguns objectos ligados à vida na aldeia, onde nasceu há 85 anos.
Neste dia, 31 de Maio, a esposa do Nobel - Pilar del Rio será homenageada como "Filha da Terra de Azinhaga" com o descerramento de uma placa toponímica para dar o seu nome a uma rua da localidade.
também será assinado um protocolo de geminação entre a Azinhaga, Tias (localidade em Lanzarote onde reside o casal) e Castril (terra natal de Pilar de Rio) em Granada.
Nesse dia, é ainda lançado o livro "Memórias da Terra de Saramago", de José Henriques Dias, com prefácio de Saramago, haverá uma recepção a entidades oficiais de Portugal e de Espanha e a representação de uma peça de teatro intitulada "Que fazer com estes livros José?".
A sede da Fundação José Saramago é partilhada por Lisboa, e Lanzarote, onde o escritor vive desde 1993, e possuirá os dois pólos, um na Azinhaga do Ribatejo e outro em Castril (Granada).
-----------------------------
A. Anacleto