quinta-feira, 29 de maio de 2008

Nossa Vida... Nosso Futuro...

«Idosos não são um fardo»

As escolas deviam dar aulas de gerontologia aos jovens para lhes explicar que «ser idoso não tem de ser um fardo» e educá-los para uma velhice activa, defende uma especialista em políticas sociais, lembrando que já existem 112 idosos por cada 100 jovens, escreve a agência Lusa.
Num país em que a esperança de vida à nascença é cada vez maior e os idosos representam 17,2 por cento da população, os mais velhos são considerados «um fardo e um custo em toda a ordem em termos de equipamentos sociais e dos hospitais», disse à Lusa Stella António, investigadora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade da Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP/UTL).
Alentejo envelhecido, Açores «mais novo»
Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos a 2006, indicam que o Alentejo é a região do país mais envelhecida, com 102.042 jovens (até aos 14 anos) contra 175.061 idosos (22,9 por cento do total da população).
No lado oposto estão as regiões autónomas, onde há mais jovens que idosos: nos Açores existem 46.904 jovens e 30.198 idosos (12,4 por cento da população) e na Madeira há 44.283 crianças até aos 14 anos e 32.274 pessoas com mais de 65 anos, que perfazem 13,1 por cento do total da população madeirense.
Stella António explicou ainda que a causa principal do envelhecimento não é tanto o aumento da esperança média de vida, mas sim a quebra da baixa da natalidade. Citando as projecções do INE, a especialista alerta que em 2050 existirão 238 idosos por cada 100 jovens se nada for feito.
«A idade da reforma tem de ser pensada hoje», advertiu, sublinhando que as pessoas têm de começar a pensar que «o velho que eu serei amanhã terei de começar a pensá-lo hoje».
Esse ensinamento deve começar nas escolas, considerou a investigadora, que tem vindo a estudar as representações sociais e concluiu que muitos jovens têm «uma imagem negativa dos idosos, considerando que eles são um custo para a sociedade».
-------------------------------------------------
in Jornal "Portugal Diário" - edic. online 29.05.08
A. A.