quinta-feira, 22 de maio de 2008

Outras Épocas!...

"As Tabernas"
As tabernas eram estabelecimentos muito populares em épocas remotas, não só nas aldeias, como também nas vilas e cidades. No Inverno quando as condições climatéricas não permitiam ir para as fainas agrícolas, era nas tabernas que homens e rapazes passavam o tempo. Ali conversavam falando-se das “novidades do burgo”, jogando as cartas ou o dominó, enquanto bebiam o “copo de dois, de três ou a cigana de vinho”.***
Algumas das tabernas, possuíam em locais anexos, espaços próprios para a prática dos Jogos Populares, tais como o Chinquilho e do Palito. Naquelas épocas, também algumas mulheres iam à taberna, não para passarem tempo de lazer, mas sim para comprar uma “garrafinha” de vinho, que levavam escondida debaixo do avental. (Havia gente que imaginava que as mulheres não gostavam de “tintol”!)
Os homens quando se juntavam naqueles locais, tinham o hábito de retorquir, quando surgia uma proposta para beber um copo de vinho. Diziam eles o velho ditado: “eu sou como o Jacinto, tanto bebo branco como tinto!...”
Quando surgia um ou outro transeunte com alguns dotes de fadista, por lá se criava uma animação, conjugada com a azáfama do taberneiro a encher os copos que ajudava na “afinação das vozes”.
Nas décadas de quarenta e cinquenta, era nestes locais de convívio, que se escutava nas tardes de Domingo os relatos de futebol, ou os jogos dos campeonatos da Europa e do Mundo em Hóquei em Patins. Lá se mantinham com o ouvido em escuta, vibrando com os lances do jogo, retratados radiofonicamente pelo relator de serviço. “Os mais novos, olhavam para um óculo luminoso da telefonia alimentada por uma bateria, a qual teria que ser recarregada todas as semanas, imaginando que estavam vendo o olho do homem da bola!”…
***"Copo de dois ou de três, estava relacionado com a capacidade do copo. Cigana era uma garrafa das gasosas com vinho"-------------------------------------
A. Anacleto