quinta-feira, 19 de março de 2009

Cultura

Historiadora desenvolve trabalho sobre “Dialecto Minderico”

A Drª Vera Ferreira, está a desenvolver um trabalho sobre o “Dialecto Minderico”. Diz a autora que é um projecto que aponta para uma duração de três anos. Além da autora fazem parte mais duas pessoas, PD Dr. Annette Endruschat e Peter Bouda, M.A. que está presentemente com a autora em Minde.
O projecto tem o apoio financeiro da Fundação Volkswagen, está o mesmo sediado na Universidade de Regensburg e está inserido no Programa de Documentação de Línguas Ameaçadas. O objectivo primordial do programa é documentar o maior número de línguas em todo o mundo que se encontram actualmente ameaçadas ou em vias de extinção e para as quais não existem até à altura quaisquer tipos de registo. A historiadora recorda que, no mundo existem cerca de 6000 línguas e que metade se encontra actualmente ameaçada de se perderem, como é confirmado pela UNESCO.
Por esse motivo, percebe-se a importância do programa. Diz a autora, que no caso particular da “Piação”, os objectivos principais são por um lado a sua documentação, o que implica a gravação em audio e vídeo, usada pelos seus falantes nas diversas actividades do dia-a-dia. As gravações serão depois transcritas e anotadas e darão origem a um dicionáro multimédia em três línguas: (minderico – português – inglês) e estarão na base de vários artigos científicos sobre a “Piação do Ninhou”. A outra parte, tem em conta a situação actual da “Piação”, que a vai levar a desenvolver um processo de revitalização, para o qual já se está a dar os primeiros passos, juntamente com a comunidade “minderica”.
O trabalho, servirá de base à futura tese de pós-doutoramento da autora, que será inteiramente dedicada à “Piação do Ninhou”.
----------------------------------------
Vera Alexandra Carvalho Ferreira, é natural de Santo Antão, freguesia e concelho da Batalha. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Estudos Ingleses e Alemães. Doutorou-se em Linguística Geral e Tipologia Linguística na Universidade de Munique, na Alemanha, onde vive desde 2000. Neste momento trabalha nas áreas da Linguística Geral e Documentacional nas Universidades de Munique e Regensburg.
------------------------------------------