domingo, 8 de março de 2009

Cultura

Os cinquenta anos da morte de António Botto são assinalados com exposição

Em Abrantes, a Biblioteca Municipal António Botto, vai receber, entre 09 e 27 de Março, uma exposição evocativa dos 50 anos da morte do seu patrono. O evento, baseia-se numa retrospectiva da vida e obra do poeta abrantino.
António Tomás Botto passou grande parte da sua infância em Concavada, uma freguesia do concelho de Abrantes, onde devido ao trabalho do pai, “barqueiro no rio Tejo”, a sua ligação à natureza sempre foi bastante forte, e uma paixão presente em alguns dos seus poemas.
Após ter deixado o seu emprego na função pública, como escriturário de primeira classe do Arquivo Geral de Identificação começou a escrever alguns artigos em jornais e publicou algumas obras, entre as quais uma colecção de contos para crianças “O Livro das Crianças” e “Os Contos de António Botto”.
Uma das suas obras mais famosas foi também das mais polémicas, “Canções” por ter uma conotação homossexual, abalando alguns padrões conservadores da época.
Autor de uma obra multifacetada, António Botto conviveu com grandes figuras do modernismo português, destacando-se a sua relação com Fernando Pessoa com o qual elaborou uma antologia de Poemas Portugueses Modernos.
Em 1947 emigrou para o Brasil, onde faleceu em 1959 com 61 anos de idade por atropelamento na cidade do Rio de Janeiro.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h30 na cidade Abrantina.
-----------------------------------------