sexta-feira, 20 de março de 2009

Ciência e Tecnologia



Imagem:A.Anacleto
---------------------------------
Presidente da República inaugurou em Constância o maior telescópio do país

O maior telescópio público do país, instalado no Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia, foi hoje inaugurado pelo Presidente da República, após cinco anos sobre a sua abertura.
O Ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago também marcou presença na inauguração, assim como o Governador Civil de Santarém, também várias entidades civis e militares se associaram a acto de inauguração daquele espaço tecnológico.
Numa das fases do seu discurso da cerimónia de inauguração, Cavaco Silva declarou: "Este é um tempo que não é fácil. Todos aqueles que têm de tomar decisões têm de ter visão de futuro, serem capazes de tomar as decisões certas e ponderadas, para que não ponham em causa o futuro",
Questionado pelos jornalistas no final da visita se estava a referir-se às grandes obras públicas quando fez esta observação, o chefe de Estado disse não querer fazer "comentários especiais", mas renovou a importância de se ponderar as decisões que são tomadas.
"É fundamental que neste tempo que é difícil para o país, que é difícil para todos os países da Europa e não só, que as decisões que são tomadas devem ser ponderadas, e correctas, para que as mesmas não vão hipotecar o futuro desenvolvimento do país", destacou. Ou seja, é fundamental "não passar para as gerações futuras hipotecas que os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos tenham de dificuldade em pagar", sublinhou.
Com o exemplo de um "investimento com visão de futuro", o Presidente da República apontou o telecópio "Ritchey-Chrétien" de 510 mm, que representa "a aposta no conhecimento, na divulgação científica e tecnológica e na qualificação, principalmente dos mais jovens".
"É um investimento que fica mesmo depois da crise económica e financeira ter passado", acrescentou o Presidente.
Recordando que Constância está no interior do país, Cavaco Silva pediu também um "olhar novo" sobre estas partes do país, considerando que é preciso ajudar a travar a desertificação.
Daí, a importância de investimentos como o do novo telescópio que não só podem levar mais visitantes a Constância, como também a fomentar o emprego, acrescentou Cavaco.
O presidente da Câmara Municipal de Constância, António Mendes, prevê que o telescópio vai aumentar o número de visitantes no centro. Para o autarca, este investimento, de 60 mil euros que teve o apoio, como mecenas, da Fundação EDP, demonstra que a autarquia acredita que a evolução do País “passa, naturalmente, pela educação e ciência”.
Admitindo que há um retorno económico para o concelho, que tem quatro mil habitantes, pelo facto de possuir “o maior parque de astronomia do País” o presidente da autarquia, prefere valorizar o “retorno do investimento que é feito nas pessoas”. António Mendes, reconhece ainda que o telescópio “é, sem dúvida, uma excelente prenda” no quinto aniversário do centro, que coincide com o Ano Internacional da Astronomia.
Situado no Alto de Santa Bárbara, nos arredores de Constância, o terreno onde está localizado o Centro Ciência Viva de Constância foi doado por um particular para acolher o Observatório Astronómico e da Natureza, que se concretizou em 2002. Dois anos após e agora com a designação de Centro Ciência Viva, foi inaugurada a primeira fase, que contemplou, entre outros módulos, a representação de um sistema solar à escala de distâncias, um carrossel simulador da rotação e translação da terra, uma esfera armilar e um globo terrestre.
O director do Centro Ciência Viva de Constância, Prof. Máximo Ferreira disse que um telescópio como este “fazia falta ao País, não só para as pessoas que são ou querem ser profissionais da astronomia, como para quem tem somente curiosidade sobre esta ciência”. “É um equipamento que tem um sistema de controlo dos mais modernos do mundo”, disse o docente universitário.
Também aquele responsável, destacou a importância desta estrutura para “a sensibilização da população para as questões da ciência, que é, afinal, o objectivo do centro”.
O telescópio tem a maior abertura destes equipamentos públicos em Portugal, (51 centímetros).
O centro está aberto à população que pode fazer uma observação no telescópio, assim como para além de olharem, podem recolher uma imagem e levar essa foto para casa.
Em 2007, foi implantado um módulo que representa uma galáxia espiral, um carrossel simulador de Júpiter e outro dinâmico de Saturno, assim como um observatório solar.
A autarquia tem por objectivo a criação de um edifício multiusos, para responder à crescente procura que esta a ser feita naquele espaço.
--------------------------------------------