domingo, 30 de março de 2008

Viver com os Morcegos!...

Carsoscópio permite aos visitantes experimentar a sensação de ser morcego!
...................................................................
O Centro de Ciência Viva do Alviela, denominado Carsoscópio, faz sucesso entre os jovens alunos com as suas recriações da vida dos morcegos, escreve a agência Lusa.
É na «janela cársica», uma gruta criada pela erosão da rocha provocada pela passagem da água ao longo de milhares de anos, que, a partir de Abril, se reúne uma das maiores colónias de morcegos do país. São cerca de 5.000 indivíduos de 12 espécies, nove das quais inscritas no livro vermelho dos vertebrados em vias de extinção.
No Quiroptário, uma das três salas de exposição interactiva do Carsoscópio, os visitantes encontram uma réplica da gruta e podem experimentar a sensação de ser morcego. Os vários módulos permitem sentir o que é viver de cabeça para baixo, as diferenças de temperatura consoante estão a voar, a dormir ou a hibernar, como é bater as asas, como usar o som para «ver» no escuro, que quantidade de insectos precisam ingerir diariamente. Existem ainda ecrãs que permitem observar as imagens gravadas por quatro câmaras de infra-vermelhos, viradas para locais estratégicos desta «maternidade» de morcegos.
O percurso pedestre, com a duração de cerca de uma hora, permite observar ao vivo o que os jovens irão ver depois recriado no Geódromo, a sala mais popular do Carsoscópio, que proporciona uma viagem de 175 milhões de anos, onde alguns têm mesmo a sensação de voar. Aí está retratada a evolução geológica da região, situada no Maciço Calcário Estremenho, onde a permeabilidade da rocha calcária é responsável por fenómenos como o súbito desaparecimento da ribeira dos Amiais e pelas galerias, habitadas, de Abril a Setembro, por morcegos que aqui têm as suas crias.
Há ainda o Climatógrafo, um filme a três dimensões que descreve o clima na região e protótipos de uma estação udométrica, que mede a precipitação, e de uma estação limnigráfica, que mede o caudal do rio.
O Centro de Ciência Viva do Alviela, que ganhou o nome de Carsoscópio por se situar na mais importante região cársica do país, conta com tecnologia desenvolvida pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
............................................................
Fonte Agência Lusa - in Jornal "Portugal Diário"