sábado, 22 de março de 2008

Louriceira - Recordando as Festas!



...........................................................
No Verão de 1983, foram assim as Festas no Adro da Igreja na Freguesia de Louriceira:
Dias 5, 6, 7 e 8 de Agosto
No dia cinco pela tarde, foi o início das festas deste ano com o lançamento de uma salva de morteiros e a abertura do bar. Á noite a animação esteve a cargo do Conjunto “Psicose” de Queluz.
No sábado pelas oito da manhã, ribombaram foguetes anunciando a alvorada. A Banda de Alcanede viajou uma vez mais a terras louriceirenses para fazerem parte nos festejos. Foi o peditório na sede da freguesia pela manhã. Á tarde. pelas 14 horas, iniciaram-se os actos religiosos com a celebração da missa solene e a procissão. Depois pelas 16 horas começou o arraial com o funcionamento da quermesse e do bar, onde não faltou o leilão das fogaças tudo ao som da música da Banda. A noite foi animada com o Conjunto “Europa” de Lisboa, que fizeram vibrar “velhos e novos” com a música variada que apresentaram naquela noite quente de verão no adro da igreja.
No Domingo mais uma vez as gentes da terra, tiveram que acordar ao som estridente dos foguetes lançados no alto do moinho que anunciavam a alvorada do dia. Pela manhã procedeu-se ao peditório no Carvalheiro. Á tarde houve animação no arraial com a continuação do leilão, quermesse, bar a funcionar em força e a animação do Rancho Folclórico que viajou do Covão do Coelho. Á noite subiu ao palco a Banda “Sinal” de Lisboa que animou as gentes locais e forasteiros com música variada de qualidade.
Na Segunda – Feira, último dia das festas deste ano, mais uma vez os louriceirenses, foram acordados pelo foguetório matinal, anunciando mais uma alvorada. Pela tarde, no arraial não faltaram os jogos tradicionais e as provas desportivas. À noite viajou de Santarém o conjunto “New Band” para animar o baile intercalado com o espectáculo de variedades no qual fez parte a artista FERNANDA do grupo “Cocktail” (actualmente esta artista tem o nome artístico de Ágata).
...................................................
in livro "Memórias das Festas" - A. Anacleto