quarta-feira, 19 de março de 2008

Louriceira - Recordando as Festas!...

12, 13 e 14 de Agosto
Os festejos louriceirenses deste ano, ficam nos pergaminhos da história das festas da freguesia, pela qualidade do programa elaborado. Ora vejamos:
O primeiro dia, começou pela tarde com o lançamento de uma salva de morteiros e a actuação da Fanfarra dos Bombeiros de Alcanena, anunciando pelas ruas da aldeia que estavam a iniciar os festejos populares do ano. À noite, o conjunto de Mira de Aire “Transe” animou a gentes no adro da igreja, onde se notava já boa alegria onde não faltava a boa pinga e o belo petisco servido no bar.
No sábado, logo pela manhã foi a alvorada e o içar da bandeira. Chegou a Banda de Azinhaga do Ribatejo, o qual se iniciou de imediato o peditório na sede da freguesia. Após o almoço, iniciaram-se as actividades religiosas com a habitual missa solene e procissão. Depois foi o início do arraial com muita alegria animado pelo concerto de qualidade da Banda Filarmónica. As estrelas da noite brilharam mais, quando subiu ao palco a Banda “Herus” de Tomar para animar o baile até de madrugada.
No Domingo, as gentes da terra mais uma vez quando estavam dormindo profundamente, acordaram algumas delas rabugentas com o rebentamento dos morteiros anunciando mais um dia de festa. As crianças sorriram ao assistirem à actuação do Teatrinho - Grupo de Teatro de Santarém que apresentou a peça “Era uma vez...”. Também os mais graúdos tiveram uma tarde animada com a actuação do Grupo de Musica Popular Portuguesa “Terra Brava” que fizeram vibrar a assistência. A noite iluminou-se com a actuação do conjunto vindo de Tomar “Templários” que animaram velhos e novos com a sua variada música.
A Segunda – Feira foi enorme com a presença do artista de renome internacional – PACO BANDEIRA. Chegou pela tarde à Louriceira com os elementos da sua banda, os quais conviveram com as gentes Louriceirenses, enquanto se realizavam os Jogos Tradicionais e o Torneio de Tiro ao Alvo. Á noite, foi a vez de subir ao palco o conjunto “Europa” que viajou de Almada para animar o baile. Pelas vinte e três horas actuou Paco Bandeira e a sua Banda, tendo realizado uma actuação memorável que ficou gravada nas memórias dos louriceirenses e forasteiros que se deslocaram à festa da nossa terra.
Na terça – feira, foi o culminar dos festejos com a realização á tarde dos Jogos Tradicionais o do Jogo de Futebol entre casados e solteiros. Á noite brilhou o conjunto “Top Less” de Minde.