quarta-feira, 19 de março de 2008

Tradições Populares


As Mondas

Logo que a Primavera fazia brotar as ervas daninhas nas searas, as cachopas da nossa terra lá iam para a monda, contratadas pelas casas Ladeiras, Anastácio, Aníbal Machado, Domingos Bento, Joaquim Reis, entre outras, cantando alegremente as canções de todos os dias:

Olha o Laranjinha
Que caiu, caiu
Num regato d´água,
Nunca mais se viu.
A laranja foi à fonte
O limão foi atrás dela
A laranja bebeu água
E o limão, o sumo dela.

O almoço era constituído de sopas de pão com bacalhau num dia, no outro couves com feijões ou apenas pão com cebola frita, quando não com pão com azeitonas.
A jorna de 10$00 era pequena e o dia (do nascer ao pôr-do-sol), muito grande…. muito grande!
Mas as cachopas cantavam, ensainado as modas que iriam fazer o baile, de roda, na casa de ti-Ângelo, no domingo seguinte:

Fui ao jardim às flores
Com uma cestinha no braço
Encontrei o meu amor
Ai Jesus, daqui não passo.

Troca o par e passa à frente
Que o meu já vai trocado,
O amor qu´há-de ser meu
Já aqui vai ao meu lado.

Já aqui vai ao meu lado
Já cá vai à minha frente
O amor qu´há-de ser meu
Há-de sê-lo para sempre

De regresso a casa, já À noitinha, os rapazes esperavam-nas no largo.
A troca de olhares compensava o cansaço.
........................................
in "Nossa Terra… Nossa Gente"
José da Luz Saramago
Publicado no Jornal “O Alviela” – 20.06-1997