domingo, 2 de março de 2008

Recordando!...

As Sortes
.................................
- Ó Manel, já lá está o edital!... Vamos às sortes no dia 25!
- “Atão” temos que falar aos tocadores…
E, correndo de contentes, foram avisar o Joaquim, o António, o Zé e os outros rapazes que completavam vinte primaveras naquele ano de 1944.
Nessa altura não se falava de outra coisa.
As semanas, os dias e as horas pareciam demasiado lentas àqueles mancebos ansiosos por saber se iriam ter a honra de envergar a farda militar e livrar-se do trabalho no campo, de sol-a-sol, ou das oito horas a puxar coiros na fábrica.
Tudo andava numa fona:
Ele era o alfaiate que, para ter os fatinhos de fazenda prontos, trabalhava sem descanso até altas horas da madrugada.
Ele eram as reuniões para os preparativos da festa: acertar a sala para o baile, enfeitá-la, falar aos tocadores, mandar vir os foguetes, combinar o passeio…
Ele eram as raparigas, alegres, na certeza de estrearem o seu vestidinho, mesmo que a chita fosse…
Finalmente, chegou o dia. Pouco depois do sol-fora já a música do banjo do João Loureiro, da viola do Raul e do pífaro do Gaíto rompiam a manhã, alegrando as gentes e aguardando a malta que nesse dia ia Às sortes a Alcanena, no edifício dos Paços do Concelho, ali frente à antiga praça.
De regresso, mais tristes uns de fitinha verde ao peito – sinal de terem ficado livres – ou amarela, se esperados para o ano seguinte e radiantes os “heróis” de fita vermelha, no peito saliente, porque iriam ter a honra de envergar uma farda.
Uma volta à aldeia, sempre acompanhados do conjunto musical, deitando foguetes aqui e ali, parando à porta de cada taberna, obrigatoriamente, provando a pinga.
À noite, no baile, na casa do tio Mateus, já não se vislumbrava tristeza na cara daqueles que tinham ficado livres à tropa. Todos, todos, partilhavam a mesma alegria. O vinho, forte, tinha-lhes dado força para pularem e dançarem toda a noite, até acabar o carboreto que dava luz no gasómetro.

José da Luz Saramago
in Jornal "O Alviela" - 27.03.1997
...................................
Militares Louriceirense em épocas remotas!...