quarta-feira, 26 de março de 2008

Louriceira - Recordando as Festas!...

Em 1986, foram assim as Festas de Verão no nosso burgo:
Dias 8, 9, 10, 11 e 12 de Agosto
- Sexta – feira à tarde, iniciaram-se os festejos deste ano com uma salva de morteiros. Á noite grande baile no arraial com o Grupo Musical que viajou de Queluz – “Arte & Manhas”, fizeram furor principalmente na juventude naquela noite.
- Sábado a população acordou com a salva de morteiros que dava início à alvorada. Chegou a Banda Filarmónica de Vilar dos Prazeres, após o içar da bandeira, deu-se início ao peditório. Após o almoço, iniciaram-se as solenidades religiosas com missa e procissão. Lá surgiram mais uma vez as fogaceiras com as fogaças à cabeça, muito bem ornamentadas e recheadas. Depois, foi o início do arraial popular, com concerto pela Filarmónica Vilarense e o animado leilão, enquanto um ou outro rapaz trocava um olhar e um piropo com alguma menina simpática que ia vendendo flores. Ao princípio da noite chegaram da Cova da Piedade os elementos do Conjunto Musical “Cosmos” que fizeram a animação nocturna.
- O Domingo foi um dia enorme de cultura musical. Depois de uma tarde bem passada no arraial, com comes e bebes e continuação do leilão, não faltando o bom movimento na quermesse, chegou a noite e subiu ao palco PEDRO BARROSO acompanhado dos músicos de elevada qualidade que proporcionaram uma noite musical de reconhecidos méritos. O adro estava repleto de assistência que vibrou com a qualidade do espectáculo. De seguida houve baile animado por um grupo de boa qualidade musical vindo de Tomar – “Herus”.
- Segunda – feira não deixou ficar mal a festa. Belo dia de verão. Depois da alvorada pela manhã, alguns louriceirenses não resistiram em ficarem deitados até um pouco mais tarde, para terem energias suficientes para participarem nos Jogos Tradicionais que se desenrolaram à tarde no recinto do arraial. Pelas vinte horas, mais uma vez houve muita alegria com a exibição de um Rancho Folclórico da lezíria ribatejana – Vale de Figueira. Mais tarde com a noite em temperatura amena, “Top Less” de Minde, animou as gentes da região com música adequada para um pézinho de dança.
- Terça – feira, último dia de festejos deste ano. Durante a tarde enquanto se desenrolavam os Jogos Tradicionais no adro da igreja, local do arraial, no campo da Pedrinha havia futebol. Jogo entre casados e solteiros. Depois foi a confraternização de camaradagem entre os participantes. Á noite o “Conjunto Típico da Região do Alviela” animou o serão com belos temas da música portuguesa.
..........................................................
Do livro "memórias das festas" - A. Anacleto