sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Visita Presidencial a Torres Novas



Imagem:A. Anacleto
...................................
Em Torres Novas, no dia da inauguração da nova Biblioteca Municipal “Gustavo Pinto Lopes”, Cavaco Silva, apela à união, porque 2009 "não será nada fácil"
O Presidente da República, chamou a atenção, para estarmos preparados para o ano de 2009, que "não será nada fácil" em termos económicos.


Para o próximo ano, Cavaco Silva disse que a sua preocupação, será "procurar mobilizar todos" para que seja possível ganhar a confiança, a fim de enfrentar obstáculos que aí vêm.
"Não será um ano fácil, mas não se pode baixar braços", insistiu o Presidente da República, recordando que, a este propósito, já disse que os empresários não podem adiar todos os investimentos para o futuro. "Pensem bem naqueles que são económica e socialmente rentáveis e não deixem de os fazer. Também há oportunidades, em momentos difíceis. Há que encontrar as oportunidades no meio de todas as ameaças e eu acredito que existem oportunidades que se podem aproveitar".
O Chefe do Estado, falava aos jornalistas à saída da inauguração da nova Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, escusando-se fazer qualquer comentário sobre a aprovação do Orçamento de Estado para o próximo ano, notando que se trata de um documento complexo que ainda terá de analisar "com cuidado".
Antes, no discurso que proferiu na cerimónia de inauguração da nova Biblioteca Municipal de Torres Novas, Cavaco Silva já tinha apelado à união de todos os portugueses, argumentando que o país não se pode "dar ao luxo" de estar dividido. "Não podemos baixar os braços, os portugueses têm de trabalhar mais e com mais qualidade", insistiu. Porque, os tempos "não são fáceis" e a concorrência é cada vez mais forte.
O Presidente da República, apelou também aos autarcas, que exortou a apoiarem firmemente a melhoria da competitividade das empresas, para que estas criem valor e empregos mais qualificados. "Não podem deixar de ter atenção à base produtiva dos concelhos", recomendou.
Cavaco, já se tinha deslocado a Torres Novas como 1º Ministro, mas como Presidente da Republica, foi a primeira vez que se deslocou a este concelho. Cavaco Silva recordou ainda as primeiras vezes que se deslocou a esta cidade num camião sentado ao lado do motorista, quando tinha cerca de dez anos e a produção de figo do Algarve era transportada para as destilarias da região.
"Devo ter feito mais de uma dezena de viagens até Torres Novas, em particular Riachos", lembrou o Presidente.
..................................
A. Anacleto