domingo, 9 de novembro de 2008

Convívio



-------------------------------
Este domingo, marcámos presença num almoço convívio de amigos e companheiros de trabalho da ex-empresa Lusitana de Minde.
Recordámos tempos passados naquela unidade industrial, que infelizmente, há anos, não faz parte do sector industrial do concelho. Escrevemos em tempos que foi “A Outra Escola”, já que, por lá se “formaram” não só excelentes técnicos, mas também excelentes pessoas com preparação para a vida.
Foi o caso de um ex-companheiro. Virgílio Castanheira, natural do Covão do Coelho, freguesia de Minde, ainda jovem, partiu para terras de Canadá. O pai já por lá estava estabelecido na área da restauração. Virgílio, alguns anos após chegar a terras canadenses, quis criar o seu próprio negócio. Com algumas dificuldades iniciais, acabou por vencer na vida empresarial, tendo hoje uma holding empresarial que emprega cerca de seiscentos e cinquenta trabalhadores - “QRICO FOODS INTERNACIONAL”, com uma rede de negócios no campo alimentar em várias regiões do globo.
Homem simples e humilde. Na conversa que mantivemos durante o almoço, apercebemo-nos, que não existe na mente daquele ex-companheiro uma “figura patronal” mas sim, uma “figura empresarial”, quando o questionámos se as relações eram boas entre os trabalhadores e a empresa. Respondeu-nos que são óptimas, as empresas fazem-se com os trabalhadores. Jamais esqueci que fui um simples trabalhador em tempos de outrora numa empresa da minha freguesia, na qual sempre escutei e meditei nos conselhos que os colegas mais velhos me dirigiam, enquanto angariava boas amizades com todos os colegas de trabalho, acrescentou Virgílio Castanheira.
...........................
A. Anacleto