segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Cultura

Torres Novas: "Memórias da História” – Encontros de Lusofonia

Inicia-se hoje em Torres Novas prolongando-se até ao próximo dia 16 os “Encontros de Lusofonia”.
Esta cidade vai viver um alargado leque de eventos - música, livros, dança, gastronomia, conferências -, numa "montra" da cultura dos países de língua oficial portuguesa.
Os Encontros, inseridos no projecto da Câmara Municipal de Torres Novas "Memórias da História", partem da existência, na cidade, de uma réplica do Padrão Henriquino - com que o anterior regime assinalou, em 1960, os 500 anos da morte do Infante D. Henrique.
Durante a iniciativa, surge ainda no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural e de um trabalho que a autarquia tem desenvolvido com os países lusófonos de Cabo Verde e Timor-Leste.
O presidente da autarquia torrejana, António Rodrigues, refere que "faz todo o sentido Torres Novas agarrar a lusofonia", não só pela "boa geminação" que tem desenvolvido com o município cabo-verdiano da Ribeira Grande como pelo trabalho que iniciou este ano em Timor-Leste..
Os Encontros da Lusofonia incluem uma série de iniciativas em torno da Língua Portuguesa e da sua divulgação, desde conferências, uma Feira do Livro Lusófono, "workshops", concertos e jantares temáticos.
..................................................................

A. Anacleto