quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Meio Ambiente


Distrito de Santarém com problemas graves ambientais

A causa, está nos aterros sanitários de Abrantes, Arripiado (Chamusca) e Raposa (Almeirim), conforme alerta a deputada do Bloco de Esquerda - Alda Macedo. Aquela deputada, alertou hoje, quinta-feira, para a existência de um «cenário de pré-catástrofe ambiental» naqueles aterros sanitários.
Nos três casos registam-se níveis de contaminação bastante preocupantes, disse hoje a parlamentar, em conferência de imprensa.
António Gomes, coordenador do BE no distrito apresentou os resultados das análises realizadas pela Inspecção-Geral do Ambiente aos três aterros, mas os mesmos apenas foram disponibilizados este mês, apesar de terem datas do mês de Abril de 2006 para o caso de (Abrantes), Janeiro de 2007 para a (Raposa) e Abril e Junho de 2007 do (Arripiado), «contrariando claramente as respostas do ministro do Ambiente, que respondeu ao Bloco que estava tudo bem».
«Os resultados apresentam valores muito superiores ao permitido por lei», referiu António Gomes, destacando a quantidade de azoto amoniacal e arsénio na infra-estrutura de Raposa, ferro em Abrantes e azoto amoniacal, fenóis e carência bioquímica de oxigénio no Arripiado.
Alda Macedo, assegura que, «o problema é passar dos planos à prática». A deputada anunciou a apresentação de uma proposta de resolução na Assembleia da República para a elaboração de «um plano integrado de acção global, coordenado» para a resolução dos problemas ambientais da bacia hidrográfica do rio Tejo, para a redução e separação dos resíduos na origem.
«Terá de se ter em linha de conta a contradição do ministro do Ambiente, que diz que não há problema nenhum, mas comparando os resultados das inspecções com a resposta, verificamos que não têm nada a ver com a realidade», disse a parlamentar.

............................................................

A. A.