domingo, 30 de novembro de 2008
Espaço Poético...
Imagem: A. Anacleto
.......................................
Serra D´Aire
Com seus matos e arvoredos
Com muito pasto e flores
Os seus lagos e riachos
São a alegria dos pastores
Com seus montes e vales
Seus hotéis e restaurantes
Seus moinhos e grutas
São o encanto dos veraneantes
É um ponto turístico
Com muitíssimas atracções
É um farol do mundo
Onde se reza mil orações
Tem uma famosa povoação
Com uma belíssima catedral
Onde se dá milagres
De cura de muito mal
Tem uma velhinha capela
E a virgem em permanente
É um ponto celestial
De convite a toda a gente
.......................................
Poema: Anselmo de Sousa
sábado, 29 de novembro de 2008
Biografias

Quem não se lembra da canção Adeus? Pois foi essa a canção que ficou como ex-tibris da carreira de Júlia Barroso, a primeira de todas as "Rainhas da Rádio" e uma das mais conhecidas descobertas do Centro de Preparação de Artistas de Rádio da Emissora Nacional.
Natural de Lagos, onde nasceu em 1930, Júlia Barroso sonhava desde menina em ser artista da rádio, embalada pelas vozes bonitas que ouvia no posto de escuta de sua casa. O sonho parecia improvável, pois embora a família o alimentasse (Júlia costumava cantar em casa ou em saraus locais), o Algarve era então uma província distante. Mas tudo mudou quando, em 1945/46, a família Barroso se muda para Lisboa.
Na cidade grande, em 1947, Júlia Barroso enche-se de coragem e inscreve-se no Centro de Preparação e passa as difíceis provas de admissão. Em Janeiro de 1948 entra no quadro de artistas da Emissora e estreia-se profissionalmente na rádio.
É o início de uma carreira que Júlia Barroso quis curta mas brilhante, pois retirar-se-á da vida artística exactamente dez anos depois, em Abril de 1958. Mas que carreira! Em Dezembro de 1949, depois de dois anos passados a brilhar aos microfones da Emissora, é atracção convidada na revista Ela Aí Está!, onde cria Adeus, a canção que todos identificamos com a sua voz. Concentrada na sua carreira como artista de rádio, Júlia Barroso apenas voltará a participar pontualmente em revistas, e surgirá igualmente em alguns filmes como Perdeu-se um Marido, A Garça e a Serpente e O Comissário de Polícia.
Em 1951, é eleita a Primeira Rainha da Rádio Portuguesa numa votação organizada pela revista Flama, a larga distância da segunda classificada, Maria de Lurdes Resende. Foi convidada para participar numa digressão europeia organizada a favor do Plano Marshall, mas o seu receio de andar de avião levou-a a recusar os convites recebidos para actuar no Brasil e nos Estados Unidos, limitando-se a actuar nas colónias. Gravou igualmente em disco cerca de quatro dezenas de canções que obtiveram bastante sucesso.
Em 1958, retirou-se oficialmente da vida artística para casar-se com João Xara-Brasil, sendo homenageada com uma festa de despedida no cinema Império, em Lisboa. Dedicou-se à família (teve seis filhos), foi dona de uma loja em Lisboa e foi professora de trabalhos manuais. Faleceu em 1996.
…………………………………………...................................
Pesquisa: in http://www.macua.org/biografias
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Visita Presidencial a Torres Novas
Imagem:A. Anacleto
...................................
Em Torres Novas, no dia da inauguração da nova Biblioteca Municipal “Gustavo Pinto Lopes”, Cavaco Silva, apela à união, porque 2009 "não será nada fácil"
O Presidente da República, chamou a atenção, para estarmos preparados para o ano de 2009, que "não será nada fácil" em termos económicos.
Para o próximo ano, Cavaco Silva disse que a sua preocupação, será "procurar mobilizar todos" para que seja possível ganhar a confiança, a fim de enfrentar obstáculos que aí vêm.
"Não será um ano fácil, mas não se pode baixar braços", insistiu o Presidente da República, recordando que, a este propósito, já disse que os empresários não podem adiar todos os investimentos para o futuro. "Pensem bem naqueles que são económica e socialmente rentáveis e não deixem de os fazer. Também há oportunidades, em momentos difíceis. Há que encontrar as oportunidades no meio de todas as ameaças e eu acredito que existem oportunidades que se podem aproveitar".
O Chefe do Estado, falava aos jornalistas à saída da inauguração da nova Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, escusando-se fazer qualquer comentário sobre a aprovação do Orçamento de Estado para o próximo ano, notando que se trata de um documento complexo que ainda terá de analisar "com cuidado".
Antes, no discurso que proferiu na cerimónia de inauguração da nova Biblioteca Municipal de Torres Novas, Cavaco Silva já tinha apelado à união de todos os portugueses, argumentando que o país não se pode "dar ao luxo" de estar dividido. "Não podemos baixar os braços, os portugueses têm de trabalhar mais e com mais qualidade", insistiu. Porque, os tempos "não são fáceis" e a concorrência é cada vez mais forte.
O Presidente da República, apelou também aos autarcas, que exortou a apoiarem firmemente a melhoria da competitividade das empresas, para que estas criem valor e empregos mais qualificados. "Não podem deixar de ter atenção à base produtiva dos concelhos", recomendou.
Cavaco, já se tinha deslocado a Torres Novas como 1º Ministro, mas como Presidente da Republica, foi a primeira vez que se deslocou a este concelho. Cavaco Silva recordou ainda as primeiras vezes que se deslocou a esta cidade num camião sentado ao lado do motorista, quando tinha cerca de dez anos e a produção de figo do Algarve era transportada para as destilarias da região.
"Devo ter feito mais de uma dezena de viagens até Torres Novas, em particular Riachos", lembrou o Presidente.
..................................
A. Anacleto
Solidariedade Social
Segurança Social apoia IPSS do Distrito
No âmbito da Medida de Apoio à Segurança nos Equipamentos Sociais. Um programa do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, que se destina a apoiar obras de adaptação e ampliação de instalações e substituição de materiais e equipamentos com vista à segurança, bem-estar dos utentes. Em todo o distrito o número de instituições apoiadas totalizam cinquenta e sete, das quais uma no concelho em Alcanena, duas no Entroncamento, uma em Vila Nova da Barquinha e nove em Torres Novas. No distrito, cifra-se num investimento de um milhão e 900 mil euros, a que corresponde um apoio estatal de um milhão e 500 mil euros, sendo o restante suportado pelas instituições. Ainda a nível distrital, este apoio envolverá 3 mil e 700 utentes, entre crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência. Em Alcanena, a instituição a ser apoiada é o Centro de Bem-Estar Social.
A cerimónia de entrega dos despachos de atribuição de subsídios decorreu na passada segunda-feira, dia 24 de Novembro, no auditório do Instituto Português da Juventude, em Santarém, com a presença da Directora Regional da Segurança Social.
A. Anacleto
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Visita Presidencial
Na próxima sexta-feira, dia 28, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, estará em Torres Novas, para presidir à cerimónia de inauguração da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes.
A visita terá início às 12h30, com recepção na Praça 5 de Outubro seguindo-se um almoço servido no Castelo de Torres Novas. Para as 14h30 está agendada uma visita ao Castelo e o acompanhamento do Presidente da República à nova Biblioteca, cuja inauguração, em simultâneo com a inauguração do espaço envolvente, está prevista para as 15 horas.
Biografias
António Botto, nasceu a 17 de Agosto de 1897, em Concavada, freguesia do concelho de Abrantes. Em 1908 a sua família mudou-se para o bairro de Alfama em Lisboa, onde cresceu no ambiente popular e típico desse bairro, que muito influenciou a sua obra. Recebeu pouca educação formal e trabalhou em livrarias, onde travou conhecimento com muitas das personalidades literárias da época, e foi funcionário público. Em 1924-25 trabalhou em Santo António do Zaire e Luanda, na então colónia de Angola.
Personalidade:
António Botto tinha uma forte personalidade. Descrevem-no como magro, de estatura média, a boca muito pequena de lábios finos, os olhos amendoados, estranhos, inquisitivos e irónicos (de onde por vezes irrompia uma expressão perturbadoramente maliciosa) frequentemente ocultados sob um chapéu de abas largas.
Tinha um sentido de humor sardónico, incisivo, uma mente e língua perversos e irreverentes, e era um conversador brilhante e inteligente. Era amigo do seu amigo, mas ferozmente ruim se sentia que alguém antipatizava com ele ou não o tratava com a admiração incondicional que ele julgava merecer. Este seu feitio criou-lhe um grande número de inimigos. Alguns dos seus contemporâneos consideravam-no frívolo, mercurial, mundano, inculto, vingativo, mitómano, maldizente e, sobretudo, terrivelmente narcisista a ponto de ser megalómano.
Era visitante regular dos bairros boémios de Lisboa e das docas marítimas onde desfrutava a companhia dos marinheiros, tantas vezes tema da sua poesia. Apesar de ser sobretudo homossexual, António Botto foi casado até ao final da sua vida com Carminda Silva Rodrigues ("O casamento convém a todo homem belo e decadente", como escreveu).
Despedido:
Em 9 de Novembro de 1942, António Botto foi demitido do seu emprego na função pública (escriturário de primeira-classe do Arquivo Geral de Identificação) por “ter desacatado uma ordem verbal de transferência dada pelo primeiro oficial investido ao tempo em funções de director, por impedimento do efectivo; por não manter na repartição a devida compostura e aprumo, dirigindo galanteios e frases de sentido equívoco a um seu colega, denunciando tendências condenadas pela moral social e fazer versos e recitá-los durante as horas regulamentares do funcionamento da repartição, prejudicando assim não só o rendimento dos serviços mas a sua própria disciplina interna."
Ao ler o anúncio publicado no Diário do Governo, Botto ficou profundamente desmoralizado e comentou com ironia: "Sou o único homossexual reconhecido no País..."
A 17 de Agosto partiu para o Brasil com a sua mulher.
Últimos Anos:
No Brasil residiu em São Paulo até 1951 quando se mudou para a cidade do Rio de Janeiro. Sobreviveu escrevendo artigos e colunas em jornais Portugueses e Brasileiros, participando em programas de rádio e organizando récitas de poesia em teatros, associações, clubes e, por fim, botequins.
A sua vida foi-se degradando de dia para dia e acabou por viver na mais profunda miséria. A sua megalomania agravada pela sifílis era gritante e não parava de contar histórias delirantes das visitas que André Gide lhe teria feito em Lisboa ("Se não foi o Gide, então foi o Marcel Proust..."), de ser o maior poeta vivo e de ser o dono de São Paulo. Em 1954 pediu para ser repatriado, mas desistiu por falta de dinheiro para a viagem. Em 1956 ficou gravemente doente e foi hospitalizado por algum tempo.
Em 4 de Março de 1959, ao atravessar a Avenida Copacabana, no Rio de Janeiro, foi atropelado por um automóvel do governo. Cerca das 17h00 de 16 de Março de 1959, no Hospital da Beneficiência Portuguesa, Botto, mal barbeado e pobremente vestido, expira, abraçado pela sua inconsolável mulher, que o chora perdidamente.
Em 1966 os seus restos mortais foram trasladados para Lisboa e, desde 11 de Novembro do mesmo ano, estão depositados no Cemitério do Alto de São João.
O seu espólio será enviado do Brasil pela sua viúva Carminda Rodrigues a um parente, que o doará, em 1989, à Biblioteca Nacional.
Obras
Poesia:
Trovas (1917)
Cantigas de Saudade (1918)
Cantares (1919)
Canções (várias edições, revistas e acrescentadas pelo autor, entre 1921 e 1932)
Canções do Sul
Motivos de Beleza (1923)
Curiosidades Estéticas (1924)
Pequenas Esculturas (1925)
Olimpíadas (1927)
Dandismo (1928)
Ciúme (1934)
Baionetas da Morte (1936)
A Vida Que te Dei (1938)
Sonetos (1938)
O Livro do Povo (1944)
Ódio e Amor (1947)
Fátima - Poema do Mundo (1955)
Ainda Não se Escreveu (1959)
Ficção:
António (1933)
Isto Sucedeu Assim (1940)
Os Contos de António Botto (1942) - literatura infantil
Ele Que Diga Se Eu Minto (1945)
Teatro:
Alfama (1933)
……………………………….
Cosulta: in Wikipédia
domingo, 23 de novembro de 2008
Desporto - Futebol
Resultados da 1oª Jornada:
U. Serra 2 - P. Castelo 0
Monsanto 0 - Pampilhosa 1
Tourizense 2 - O. Bairro 1
Praiense 1 - Operário 2
Abrantes - - Eléctrico -
Nelas 0 - Fátima 0
Classificação:
1º Fátima - 19 P
2º - U. Serra - 18 P
3º - Operário - 17 P
4º - Pampilhosa - 17 P
5º - Monsanto - 16P
.......................................................................
A. Anacleto
Desporto - Futebol
Resultados da 10ª Jornada.
Série D
Sertanense-Benfica Castelo Branco, 1-1
Sourense-Peniche, 1-1
Caldas-Torres Novas, 2-2
Vigor Mocidade-Unhais Serra, 3-0
Lousanense-Penamacorense, 3-1
Atalaia Campo-Marinhense, 1-4
Sporting Pombal-Gândara, 1-1
Classificação:
1 Sertanense, 22 pontos
2 Vigor Mocidade, 19
3 Benf, Castelo Branco, 18
4 Lousanense, 18
5 Peniche, 15
6 Marinhense, 14
7 Sourense, 12
8 Caldas, 11
9 Atalaia, 10
10 Gândara, 10
11 Penamacorense, 8
12 Unhais Serra, 8
13 Torres Novas, 8
14 Sporting Pombal, 7
Série E
Casa Pia-Rio Maior, 1-2
Machico-Câmara Lobos, 2-2
Sintrense-Crato, 0-0
Cartaxo-Portosantense, 0-1
Igreja Nova-Cacém, 3-1
Elvas-1º Dezembro, 0-1
Futebol Benfica-Camacha, 2-1
Classificação:
1 Camacha, 19 pontos
2 Rio Marior, 19
3 Portosantense, 18
4 Igreja Nova, 17
5 1º Dezembro, 16
6 Casa Pia, 15
7 Machico, 14
8 Câmara Lobos, 14
9 Futebol Benfica, 13
10 Elvas, 10
11 Sintrense, 10
12 Cacém, 9
13 Cartaxo, 7
14 Crato, 6
.....................................................................
A. A.
Desporto - Atletismo
Imagem: A.Anacleto
..................................
Com o sol a brilhar na Serra dos Candeeiros, realizou-se ao fim da manhã deste Domingo, o 21º Grande Prémio de Atletismo da Mendiga. A prova teve organização da A.R.C.D. da Mendiga, com o patrocínio e apoio da C.M. de Porto de Mós e da Junta de Freguesia da Mendiga e contou com a participação de mais meio milhar de atletas.
Com uma extensão de 16,600 Km, a corrida foi dominada por atletas estrangeiros.
O Queniano David Langat, venceu com o tempo de 47m:50s, seguido do seu compatriota Augustine Togom, que gastou mais 05 segundos. Na terceira posição ficou outro atleta estrangeiro, o Russo Sergei Lukin, que gastou 49m:14s.
Jorge Pinto, da Unida dos Fornos, foi o melhor português ficando na 4ª posição com o tempo de 49m:34s.
No sector feminino, a russa Galina Ivanova, brilhou, ao vencer com o tempo de 55m:45s, deixando a 2ª classificada a portuguesa Madalena Carriço a 4 minutos e Carla Pinto do GD Macedo Oculista na terceira posição, com o tempo de 01h:05m:03s.
Classificações:
Seniores Masculinos:
1º - David Langat – Quénia – 00:47m:50s
2º - Augustine Togom – Qénia – 00:47:55s
3º - Sergei Lukin – Rússia – 00:49:14s
4º - Jorge Pinto – Portugal – Unida Fornos – 00:49:34s
5º - António Salvador – Portugal – Ciclones – 00:50:09s
6º - Vítor Oliveira – Portugal – Joane – 00:50:54s
7º - José Moreira – Portugal – Ciclones – 00:51:02s
8º - Emiliano Vieira – Portugal – S.L.Benfica – 00:52:18s
9º - Gonçalo Borges – Portugal – GD 3 Santos – 00:53:44s
10º- Rui Silva – Portugal – Unida Fornos – 00:54:52s
Seniores Femininos:
1ª – Galina Ivanova – Rússia – 00:55:45s
2ª – Madalena Carriço – Portugal – GD Estreito – 00:59:45s
3ª – Carla Pinto – Portugal – GD Macedo Oculista – 01:05:03s
4ª – Mª José Frias – Portugal – AAMafra – 01:09:59s
5ª – Cristina Sanches – Portugal – Individual – 01:10:17s
.....................................
A. Anacleto
sábado, 22 de novembro de 2008
Biografias
Sabíamos que, era da autoria do Maestro Belo Marques. Por curiosidade, “naveguei” pela internet, procurando algo sobre a vida deste génio da música portuguesa.
Encontrei muita informação. Aqui, descrevo uma parte da biografia deste homem da cultura portuguesa.

BELO MARQUES
José Belo Marques, conhecido como "o rapaz do violoncelo" pela tertúlia do Café Gelo, que se localizava no Rossio da capital, mas a maioria do público recorda-o mais pela autoria de canções como “Grão de Arroz”, “Alcobaça” ou Feia. Canções que, ironicamente, foram necessárias ao maestro José Belo Marques para sobreviver, já que a sua ambição era a de ser compositor sinfónico...
Nascido na cidade do Lis - Leiria em 1898, considerado "menino-prodígio" por dominar já vários instrumentos aos treze anos, após quatro anos de estudo, Belo Marques não teve uma formação musical convencional. Aos 16 anos já actuava no Casino Mondego, na Figueira da Foz, onde conheceu o seu mentor João Passos, igualmente violoncelista e que o ajudou a escolher aquele instrumento. No ano de 1918 tornou-se músico profissional nos paquetes e viajou até 1929, só nesse ano se fixou em Lisboa onde iniciou estudos mais tradicionais. Entretanto, ia escrevendo obras sinfónicas, mas a dificuldade de sobreviver com estas composições levou-o a aceitar o convite da Emissora Nacional, em 1935, para se integrar nos seus quadros. Dessa primeira estadia na estação de rádio, que durou três anos, ficou célebre a sua orientação do quarteto vocal de Mota Pereira, Paulo Amorim, Guilherme Kjolner e Fernando Pereira.
Em 1938 parte para Moçambique, de onde regressou à Emissora Nacional em 1941, para abraçar definitivamente a canção popular, formando a Orquestra Típica Portuguesa e dirigindo a Orquestra de Variedades (cuja direcção passa a Tavares Belo em 1946) e o Centro de Preparação de Artistas. É, contudo, posterior a toda esta carreira a sua composição mais conhecida, Alcobaça, com letra de Silva Tavares, criada por Maria de Lurdes Resende nos finais dos anos cinquenta e que - como disse em tempos - lhe pagou a casa que construiu em Arruda dos Vinhos. Escreveu igualmente marchas populares e criou música para dezenas de revistas e alguns filmes, tendo assinado cerca de setecentas canções. Retirou-se do olhar público na década de sessenta. Faleceu no ano de 1986.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Meio Ambiente

A causa, está nos aterros sanitários de Abrantes, Arripiado (Chamusca) e Raposa (Almeirim), conforme alerta a deputada do Bloco de Esquerda - Alda Macedo. Aquela deputada, alertou hoje, quinta-feira, para a existência de um «cenário de pré-catástrofe ambiental» naqueles aterros sanitários.
Nos três casos registam-se níveis de contaminação bastante preocupantes, disse hoje a parlamentar, em conferência de imprensa.
António Gomes, coordenador do BE no distrito apresentou os resultados das análises realizadas pela Inspecção-Geral do Ambiente aos três aterros, mas os mesmos apenas foram disponibilizados este mês, apesar de terem datas do mês de Abril de 2006 para o caso de (Abrantes), Janeiro de 2007 para a (Raposa) e Abril e Junho de 2007 do (Arripiado), «contrariando claramente as respostas do ministro do Ambiente, que respondeu ao Bloco que estava tudo bem».
«Os resultados apresentam valores muito superiores ao permitido por lei», referiu António Gomes, destacando a quantidade de azoto amoniacal e arsénio na infra-estrutura de Raposa, ferro em Abrantes e azoto amoniacal, fenóis e carência bioquímica de oxigénio no Arripiado.
Alda Macedo, assegura que, «o problema é passar dos planos à prática». A deputada anunciou a apresentação de uma proposta de resolução na Assembleia da República para a elaboração de «um plano integrado de acção global, coordenado» para a resolução dos problemas ambientais da bacia hidrográfica do rio Tejo, para a redução e separação dos resíduos na origem.
«Terá de se ter em linha de conta a contradição do ministro do Ambiente, que diz que não há problema nenhum, mas comparando os resultados das inspecções com a resposta, verificamos que não têm nada a ver com a realidade», disse a parlamentar.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
As Voltas do Mundo...
Têm casa e um bom carro. Os filhos pequenos permanecem na ginástica com os filhos das outras, daquelas que continuam a pertencer à classe média alta e alta. Ao posto social mais desejado. Aquele que estas novas mulheres não querem perder. O "status". É quase a única coisa que lhes resta de uma vida anterior.
Gritam no silêncio. Têm a voz emudecida em público. Não há caras. Nem nomes. Só uma massa de gente cada vez mais empobrecida. "Em Portugal, as pessoas foram empobrecendo sem se dar conta", comenta a presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares, Isabel Jonet. Aquela que, em Maio de 2007, apresentou ao País a expressão "novos pobres"(...).
………………………………………..
in “Jornal de Negócios” – edic online 19.11.08
Lucia Crespo
lcrespo@mediafin.pt
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Desporto - Futsal

Ás 16:00 horas do dia 1 de Dezembro, o Pavilhão Desportivo de Alcanena, vai ser palco de um jogo de FUTSAL entre o Sporting Clube de Portugal e o Modicus de Sandim.
Será um jogo a contar para a 8ª jornada do Campeonato Nacional daquela modalidade.
domingo, 16 de novembro de 2008
Vida Religiosa
Imagem: A. Anacleto
........................................
Comunidade Católica Louriceirense Vive Cerimónias Religiosas
Na tarde deste Domingo, grande número de fiéis deslocaram-se à Igreja Matriz, para assistirem e participarem nas cerimónias religiosas de Baptismo e Primeira Comunhão de crianças da Paróquia Louriceirense.
Duas delas receberam o Baptismo. Depois juntaram-se a outras cinco para em conjunto fazerem a Primeira Comunhão.
Após as cerimónias religiosas, foi o convívio com um lanche realizado na salão do Pavilhão Polivalente.
.................................
A. Anacleto
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Vida Desportiva!
Um hotel para cada selecção, um para os árbitros e outro ainda para convidados
++++++++++++++++++++++++++++++++++
Para a organização do jogo particular entre o Brasil e Portugal, marcado para 19 de Novembro, foi preciso investir 700 mil euros em logística. A verba inclui os gastos com os quatro aviões que foram fretados e as reservas em quatro hotéis.
Os jogadores portugueses viajam para Brasília, palco do jogo, na próxima segunda-feira, num dos quatro A340 da TAP. A escolha do modelo fica a dever-se aos 36 lugares de classe executiva, que rebatem 180 graus, algo que é considerado fundamental para o repouso dos jogadores, já que a viagem dura cerca de nove horas.
Os jogadores lusos terão a companhia de alguns internacionais brasileiros. «Em princípio, dos 23 convocados por Dunga, 18 actuam na Europa e grande parte deles viaja com Portugal», explicou Miguel Macedo, agente FIFA promotor do encontro, à Agência Lusa. Kaká, Alexandre Pato e Maicon, por exemplo, devem chegar a Lisboa por volta das 14h, e depois esperam na sala VIP do aeroporto até à hora do voo para Brasília.
Depois, já na capital brasileira, há que ter em conta a utilização de quatro hotéis. A selecção portuguesa vai ficar no Kubitschek Plaza, de cinco estrelas. Depois está reservada uma outra unidade hoteleira para a selecção da casa, outra para a equipa de arbitragem, liderada pelo uruguaio Jorge Larrionda, e ainda outra para os convidados.
Após o jogo, que segundo o promotor está definitivamente marcado para as 22h locais (meia-noite em Lisboa, já no dia 20), vão ser utilizados mais três aviões. Primeiro os jogadores seguem para Lisboa (chegada ao meio-dia de dia 20), e depois há duas rotas já reservadas: uma ligação a Milão e outra que segue para Londres e Manchester, as cidades dos clubes que mais jogadores cedem.
...................................................
in Jornal "Portugal Diário" - edic online 13.11.08
...................................................
Nosso Comentário:
Haverá mesmo crise?!!...
A. Anacleto
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Política
(...)O orçamento da Comunidade Urbana do Médio Tejo (CUMT) ficou por aprovar na assembleia de segunda-feira, dia 10, porque nenhum dos elementos da junta que dirige a comunidade apareceu na reunião para apresentar o documento e responder às perguntas dos eleitos dos vários partidos com assento na assembleia. Houve neste caso uma clara falta de articulação entre o presidente e os vice-presidentes da junta que passadas 24 horas da reunião ainda não sabiam da situação.
Segundo o presidente da assembleia da CUMT, Miguel Relvas (PSD), a discussão e votação do orçamento tiveram que ser adiadas para uma sessão extraordinária marcada para dia 24 deste mês. “O orçamento é da responsabilidade da junta e têm que ser os seus responsáveis a apresentá-lo. Têm que estar na reunião para responderem” às questões levantadas, realça Miguel Relvas, acrescentando que a ordem de trabalhos da reunião incluía também a alteração aos estatutos, que acabou por ser aprovada e que vai agora ser remetida para as assembleias municipais.(...)
..............................
Veja Notícia Completa no Jornal "O Mirante"
Vida Religiosa
Imagem: A. Anacleto
................................
“Icone de S. Paulo” chegou à Paróquia da Louriceira
Era noite no burgo louriceirense, quando chegou ao Largo da Saudade, vindo da outra margem do Alviela (Filhós) o “Ícone de São Paulo e da “Chama Vocacional”.
Razoável número de fiéis e paroquianos, esperavam o “Ícone” acompanhados pelo Pároco e pelos acólitos, enquanto o vento frio vindo das bandas de Serra d´Aire, soprava levemente, arrefecendo os rostos serenos dos crentes.
Vai estar presente na igreja de Nossa Senhora da Conceição da Louriceira até ao próximo dia 13, peregrinando à noite para a Paróquia vizinha de Malhou.
...............................
A.Anacleto
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Protestos
A ministra nem chegou a sair do carro, que não tardou em sair da cidade a grande velocidade
(...)Cerca de três centenas de manifestantes, entre alunos e professores, obrigaram esta tarde a Ministra da Educação a abandonar a cidade de Fafe, sem cumprir o evento que tinha programado. Com palavras de ordem e ovos, os protestantes nem deixaram a ministra pôr o pé fora do carro.
Maria de Lurdes Rodrigues tinha programada a presença na entrega de diplomas a mais formandos do Centro de Novas Oportunidades da Escola Profissional de Fafe. À chegada ao Estúdio Fénix, local marcado para a sessão, Maria de Lurdes Rodrigues deparou-se com a manifestação.
Os alunos aproximaram-se rapidamente da viatura oficial, alguns atirando ovos, e a ministra nem chegou a sair do carro. Após uma curta conversa circunstancial com o presidente da Câmara Municipal o carro da governante arrancou a grande velocidade em direcção à auto-estrada.
Na sua frente seguiu o carro que transportava Margarida Moreira, directora da Direcção Regional de Educação do Norte. Sujeito à ira dos alunos esteve a viatura oficial do município de Fafe.
Após este incidente chegaram ao local mais reforços da GNR que controlaram a situação. No entanto, há a registar a identificação de alguns alunos e a apreensão de algumas caixas de ovos.
A cerimónia de entrega de diplomas decorreu sem a presença da Ministra.(…)
.............................................
in Jornal de Notícias – edic online 11.11.08
Jornalista: Carlos Rui Abreu
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1042449
Homenagem
Imagem: A. Anacleto
................................
Combatentes Homenageados em Torres Novas
Hoje, durante a manhã, em Torres Novas, junto ao Monumento aos Combatentes da Grande Guerra, procedeu-se a uma cerimónia de homenagem aos militares que tombaram na Batalha de La Lys em terras de França durante a I Guerra Mundial.
A homenagem foi integrada nas comemorações do 90º Aniversário do Armistício da I Guerra Mundial (1914/1918).
Além do Presidente da Câmara Municipal Torrejana, estiveram presentes várias individualidades civis e militares, além da representação do Núcleo de Torres Novas da Liga dos Combatentes e algum público.
Elementos da Fanfarra dos B.V. de Torres Novas, associaram-se também à iniciativa, que em conjunto com um pelotão do Regimentos de Infantaria 15 de Tomar, prestaram as honras militares.
...................................
A. Anacleto
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Musica

A cantora sul-africana Miriam Makeba, também conhecida como “Mama Afrika”, morreu este domingo em Itália aos 76 anos, depois de sofrer um ataque cardíaco.
Miriam Makeba tinha acabado de participar num concerto na localidade de Baia Verde, na região de Castel Volturno. O espectáculo foi organizado a favor de Roberto Saviano, o escritor do livro «Gomorra», que passou a viver escondido da Camorra, a máfia napolitana, desde há dois anos.
Nascida em Joanesburgo em 4 de Março de 1932, a cantora tornou-se um símbolo da luta contra o Apartheid com canções sobre o amor e a tolerância e os êxitos «Pata Pata» e «The Click Song» tornaram-se clássicos.
Foi obrigada em 1959 a deixar a África do Sul só conseguindo voltar ao seu país 35 anos depois em 1990, quando sob a presidência de Frederik de Klerk estavam em curso as reformas no país que colocaram um fim ao regime de segregação racial.
Cultura

Inicia-se hoje em Torres Novas prolongando-se até ao próximo dia 16 os “Encontros de Lusofonia”.
Esta cidade vai viver um alargado leque de eventos - música, livros, dança, gastronomia, conferências -, numa "montra" da cultura dos países de língua oficial portuguesa.
Os Encontros, inseridos no projecto da Câmara Municipal de Torres Novas "Memórias da História", partem da existência, na cidade, de uma réplica do Padrão Henriquino - com que o anterior regime assinalou, em 1960, os 500 anos da morte do Infante D. Henrique.
Durante a iniciativa, surge ainda no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural e de um trabalho que a autarquia tem desenvolvido com os países lusófonos de Cabo Verde e Timor-Leste.
O presidente da autarquia torrejana, António Rodrigues, refere que "faz todo o sentido Torres Novas agarrar a lusofonia", não só pela "boa geminação" que tem desenvolvido com o município cabo-verdiano da Ribeira Grande como pelo trabalho que iniciou este ano em Timor-Leste..
Os Encontros da Lusofonia incluem uma série de iniciativas em torno da Língua Portuguesa e da sua divulgação, desde conferências, uma Feira do Livro Lusófono, "workshops", concertos e jantares temáticos.
Política

Fernanda Asseiceira confirmou no passado sábado ao Jornal “O Ribatejo”, sua intenção ser candidata à Câmara Municipal de Alcanena nas próximas eleições autárquicas.
A deputada do PS pelo círculo de Santarém, disse a aquele jornal, que vai respeitar o processo de decisão da concelhia do PS de Alcanena. A candidata é a actual presidente da concelhia do Partido Socialista. Asseiceira, afirmou que tem total disponibilidade para liderar uma lista, caso venha a ser a escolhida.
Paulo Fonseca, actual Governador Civil de Santarém, que foi eleito Presidente da Distrital do PS de Santarém, elogiou a candidata no encerramento do XIII Congresso Federativo que se realizou em Alcanena, onde o presidente eleito fez o desafio à mesma para avançar no concelho.
domingo, 9 de novembro de 2008
Vida Religiosa

Transcrevemos o programa para conhecimento da população.
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA LOURICEIRA
VISITA DO “ÍCONE DE SÃO PAULO” E DA “CHAMA VOCACIONAL”
11 a 13 de Novembro de 2008
************************************************************
PROGRAMA:
11 de Novembro — Terça-feira
- Chegada do “Ícone de S. Paulo” e da “Chama Vocacional” ao Largo da Saudade
- Cortejo em carro até à Igreja da Louriceira
- Recepção e acolhimento do “Ícone” e da “Chama” na Igreja
21h00
- Vigília Paulina
12 de Novembro — Quarta-feira
10h00:
- Exposição do Santíssimo (até ás 18h15)
18h30:
- Tempo de Oração e explicação do “Ícone de São Paulo” às crianças e adolescentes da catequese. Filme de S. Paulo
21h00:
- Eucaristia
13 de Novembro — Quinta-feira
10h00:
- Exposição do Santíssimo (até à Eucaristia)
18h00:
- Eucaristia
20h30:
- Despedida do “Ícone de São Paulo” e da “Chama Vocacional”, partida em cortejo para a Paróquia do Malhou. (Presença do Sr. Bispo)
Itinerário do “Ícone de São Paulo” e da “Chama Vocacional ”
11 de Novembro — Terça-feira:
Chegada ás 20h30 ao Largo da Saudade, Rua 1º de Dezembro/ Igreja.
13 de Novembro — Quinta-feira:
Entrega do “Ícone de São Paulo” e da “Chama Vocacional” à Paróquia do Malhou
Igreja/ Rua de S. Vicente
****************************************
Nota - Pedimos à população que ornamente as fachadas das casas com colchas, flores e luzes nas ruas onde passará o Ícone de São Paulo.
Convívio
-------------------------------
Este domingo, marcámos presença num almoço convívio de amigos e companheiros de trabalho da ex-empresa Lusitana de Minde.
Recordámos tempos passados naquela unidade industrial, que infelizmente, há anos, não faz parte do sector industrial do concelho. Escrevemos em tempos que foi “A Outra Escola”, já que, por lá se “formaram” não só excelentes técnicos, mas também excelentes pessoas com preparação para a vida.
Foi o caso de um ex-companheiro. Virgílio Castanheira, natural do Covão do Coelho, freguesia de Minde, ainda jovem, partiu para terras de Canadá. O pai já por lá estava estabelecido na área da restauração. Virgílio, alguns anos após chegar a terras canadenses, quis criar o seu próprio negócio. Com algumas dificuldades iniciais, acabou por vencer na vida empresarial, tendo hoje uma holding empresarial que emprega cerca de seiscentos e cinquenta trabalhadores - “QRICO FOODS INTERNACIONAL”, com uma rede de negócios no campo alimentar em várias regiões do globo.
Homem simples e humilde. Na conversa que mantivemos durante o almoço, apercebemo-nos, que não existe na mente daquele ex-companheiro uma “figura patronal” mas sim, uma “figura empresarial”, quando o questionámos se as relações eram boas entre os trabalhadores e a empresa. Respondeu-nos que são óptimas, as empresas fazem-se com os trabalhadores. Jamais esqueci que fui um simples trabalhador em tempos de outrora numa empresa da minha freguesia, na qual sempre escutei e meditei nos conselhos que os colegas mais velhos me dirigiam, enquanto angariava boas amizades com todos os colegas de trabalho, acrescentou Virgílio Castanheira.
...........................
A. Anacleto
Protesto de Docentes
Imagem: A. Anacleto
Mais de uma centena de milhar de professores inundam a capital lisboeta e marcaram mais uma greve nacional para 19 Janeiro e protestos a realizar nas capitais de distrito na última semana deste mês de Novembro.
Este sábado, milhares de professores ocorreram ao centro de Lisboa, naquele que foi descrito como o maior protesto de sempre desta classe. Sem números oficiais emanados pelo comando geral da polícia, os organizadores garantiram que estiveram na marcha, entre a Praça do Comércio e o Marquês do Pombal, pelo menos 120 mil professores e educadores.
O protesto deve-se ao sistema de avaliação, que a ministra continua a garantir que não será revogado. Para 19 de Janeiro, ficou marcada mais uma greve nacional de professores a realizar nas capitais de distrito
A concentração começou no Terreiro do Paço ainda antes das 14h30. Três horas depois, a frente de uma imensa coluna humana chegava à rotunda do Marquês do Pombal. «Ainda há gente que não conseguiu sair da Praça do Comércio», dizia um dos elementos da organização nos microfones, anunciando à multidão
A palavra «ministra» foi a palavra de ordem gritadas. Em quase todas se pedia a sua demissão. Mário Nogueira, da Plataforma Sindical dos Professores, só conseguiu chegar à frente da marcha quando esta estava a meio da Avenida da Liberdade, devido ao elevado número de manifestantes. «Será inconcebível se o Governo não tirar consequências», disse aos jornalistas o dirigente sindical. No entanto a ministra da Educação, mostrou-se intransigente na sua reacção ao protesto, garantindo mesmo que o sistema de avaliação de professores é para continuar.
Os manifestantes aprovaram a realização de uma greve nacional a 19 de Janeiro, assim como a protestos nas capitais de distrito na última semana de Novembro. Durante este ano lectivo, deverá ainda ser agendada uma nova marcha nacional.
«Não há entendimento possível com esta gente»
No palco montado na rotunda do Marquês do Pombal, Mário Nogueira reagiu às afirmações da ministra da Educação. «Não haverá da nossa parte nenhuma abertura que não seja para a suspensão desta avaliação e de imediato. E aquilo, colegas, que a senhora ministra disse agora, que não vai haver suspensão da avaliação, vai ter que assumir a responsabilidade de dizer isso», citou o sindicalista.
«Neste momento não há espaço para meios-termos, nem meias conversas. Não há entendimento possível com esta gente», afirmou.
.....................................
Reportagem: A. Anacleto
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Meio Ambiente - Poluição do Alviela
A mortandade de peixes que ocorreu no passado dia 8 de Setembro no rio Alviela foi provocada por uma anomalia no funcionamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena, segundo informa os Ministérios do Ambiente e da Administração Interna.
A deputada eleita pelo círculo de Santarém Luísa Mesquita, questionou o Ministério do Ambiente e este confirmou a paragem do sistema de tratamento da Etar de Alcanena e a utilização de "by-pass" nos dias anteriores à ocorrência de peixe morto no Alviela, que foi denunciado pelo presidente da junta de freguesia de Vaqueiros - Santarém.
Também o Ministério da Administração Interna respondeu a Luísa Mesquita afirmando que a Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente (EPNA) de Torres Novas verificou "uma anomalia" no funcionamento da Etar de Alcanena, que "provocou a poluição do rio Alviela".
Segundo o Ministério da Administração Interna, a EPNA de Santarém elaborou um auto de notícia que enviou ao Tribunal Judicial de Santarém e foi elaborado pela EPNA de Torres Novas um auto de contra-ordenação que remeteu para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).
Fonte: Jornal "Público" edic. online 07.11.08
A. Anacleto
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Acções Sindicais
Manifestação gigantesca de professores obriga a nova alteração de percurso
Concentração e plenário nacional no Terreiro do Paço, com manifestação para o Marquês de Pombal
-14.30 horas: Concentração no Terreiro do Paço
-15.00 horas: Plenário Nacional de Professores
-16.00 horas: Manifestação Nacional que passará por Rossio, Restauradores, Avenida da Liberdade e Marquês de Pombal
-17.30 horas: Aprovação da Resolução da Manifestação e encerramento da iniciativa
Tendo em consideração a previsível dimensão do Plenário e da Manifestação Nacional de Professores previstos para o dia 8 de Novembro, tendo como indicadores a mobilização que existe nas escolas e o número de autocarros que ultrapassa os utilizados em 8 de Março de 2008 [cerca de 600 em Março de 2008; já se atingiram os 700 a dois dias de 8 de Novembro de 2008], o local de concentração e o percurso da manifestação tiveram de ser novamente alterados: todos ao Terreiro do Paço.
Fonte: Fenprof - 06.11.08
A. Anacleto
Vida Política
Dos 230 parlamentares, só 20 por cento estavam presentes 20 minutos depois de a sessão ter começado
(...)A sessão desta quinta-feira, em que está em debate o Orçamento do Estado de 2009, foi antecipada das 10:00 para as 09:30 para, antes, poderem discutir-se as mensagens de Cavaco Silva sobre a lei do divórcio e o Estatuto Político-Administrativo dos Açores, vetado pelo Presidente.
Pelas 09:40, estavam na sala 32 deputados e quando o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, começou a ler a mensagem presidencial sobre o regime jurídico do divórcio, às 09:50, eram menos de 50 os parlamentares presentes.
A Assembleia da República tem 230 deputados.
As duas maiores bancadas, PS e PSD, eram aquelas que tinham maiores clareiras.(...)
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Meio Ambiente
A Ribeira do Carvalho, afluente do rio Alviela, vai ter uma nova ponte junto à ETAR de Alcanena..
A publicação do anúncio do concurso no Diário da República, tem data de 29 de Julho.
O valor estimado para o concurso da obra é de 571.717,00€ e tem um prazo de execução de dez meses, no qual consta a construção da ponte e a regularização da linha de água da ribeira.
As intervenções devem-se aos problemas de inundações, que frequentemente afligem as instalações da ETAR e a contaminação da linha de água.
A. Anacleto
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Eventos

O Pavilhão Multiusos de Alcanena, vai receber no próximo sábado, dia 8 de Novembro, o XXII Encontro Nacional de Coleccionadores, numa acção da Câmara Municipal de Alcanena.
Simultaneamente, durante o evento, decorrerá uma acção da APAL – Associação de Pais de Alcanena, na recolha de livros novos ou usados, que serão posteriormente distribuídos pelas escolas de Alcanena.
As entradas são gratuitas e poderá ser visitado no seguinte horário:10:00h às 13:00h e das 15:00h às 18:00h.
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Jogos Florais
Falai de liberdade, falai,
Mas perguntai!
Perguntai, ao negro e ao índio o que é a falta dela.
Ao judeu, que quase foi exterminado.
Ao poeta, que para seus versos usou tanta imaginação,
Que escreveu nas entre linhas.
Ao político, que dos seus ideais quase teve de abrir mão e ainda assim foi preso.
Ao nosso Zeca Afonso, Manuel Alegre, Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, Janita Salomé e Vitorino, não esquecendo outros mais que tanto cantaram o que sonharam ser liberdade.
Ao pintor, que tanta revolta expressa nas suas telas.
Às nossas mulheres, sim perguntai a elas?
Se ainda agora e como se sentirão livres?
A todos aqueles que, de revolucionários e de descontentes, sempre, de algum modo, se sentirão aprisionados.
Ao religioso que por isso, pelo credo praticado, é olhado de lado, por seres que a todos se sentem superiores.
Ao doente, já de si enfraquecido, se sente livre de decidir, no meio desta multidão, que somos nós todos, os que queremos tanto ser livres e que tanto aprisionamos.
E AGORA QUE LIBERDADE É ESTA?
SERÁ ALGUMA VEZ TOTAL?
ACHO QUE NÃO!
....................................................................
Maria Vitória Rosa Silva Ferreira – 2º Prémio - Prosa
in Livro “XXII Jogos Florais do Concelho de Alcanena”
Vida Associativa

Aos associados que estejam interessados em apresentar listas concorrentes à eleição dos corpos sociais da Associação para o biénio 2009-2010.
Silvestre Luciano Gonçalves Pereira, Presidente da Comissão Instaladora da AIJIL, comunica a todos os associados que estejam interessados em apresentar listas concorrentes à eleição dos corpos sociais da Associação para o biénio 2009-2010, que deverão fazê-lo ao abrigo do n.º 1 do Art.º 18 dos Estatutos e do Art,º 6 do Regulamento, entregando as listas ao Grupo Coordenador da Comissão Instaladora até ao próximo dia 17 de Dezembro.
domingo, 2 de novembro de 2008
Espaço Poético...
Quando a noite chega
E o sono se nega
Meu corpo envolver,
Vêem aos meus pensamentos
Aqueles doces momentos,
Que nos foi dado viver.
E recordo o nosso ninho,
Onde tinha o teu carinho,
Aquele amor que me davas,
As mãos com que me afagavas,
Teus lábios aveludados,
Que beijavam com ternura,
Quanta meiguice e doçura,
Nesses teus lábios rosados!
Agora, triste, sozinha,
Lembrando tudo o que tinha
E que a má sorte levou,
Sinto o vazio que ficou
Na minha alma doente.
Tenho saudades sem fim,
E sinto-te tão presente,
Inteiro, dentro de mim.
Amor, se pudesse ver-te,
Um instante pequenino,
Não mais iria perder-te,
Voltava atrás o destino.
Juntos de novo na vida,
Aquela paixão sentida,
Voltaria triunfante.
Sermos jovens outra vez,
Ao teu lado confiante,
Com teu amor novamente,
Teria o mundo a meus pés.
Ao recordar o teu amor que me sorria
Vejo que era feliz e não sabia...!
Maria Isabel Galveias
.............................................................
BIOGRAFIA
Nascida em Alcanena, em 13 de Maio de 1942, puseram-me o nome de: Maria Isabel Galveias. Comecei a andar pela net em fins de 1999, com o nick de Lylybety, diminuitivo pelo qual meu avô me chamava.Bem depressa deixei de ser Isabel para ser Lyly, nome por que sou conhecida entre os amigos, sejam virtuais, ou reais.Só no final do Século passado, descobri em mim algum jeito para escrever. Assim, comecei por poemas simples, conforme me “apareciam”. Mais tarde derivei para os sonetos, por ser a vertente poética de que mais gosto. Editei há pouco um livro só de sonetos, e, vou editar muito em breve, um outro livro, com os meus primeiros poemas.Agradeço a todos os que tiveram a coragem de “me” ler. Agradeço principalmente ao João, a coragem de “me” dizer.
..................................................................
in site: http://www.poemar.com/Lylybety.htm
A. Anacleto
Meio Ambiente
(...) Este sábado, as águas do rio Alviela apareceram de novo escuras, com um tonalidade acobreada própria de corantes dos curtumes. Junto à ponte romana de Pernes, onde quase se consegue habitualmente ver o fundo do rio, as águas apareceram completamente opacas e com alguma espuma.
Junto ao Mouchão Parque, na base das quedas de água, o rio está repleto de espuma.
O Jornal O Ribatejo foi ao terreno e registou que a poluição entra no rio mesmo junto à entrada da Ribeira de Carvalhos, a ribeira para onde é enviada a água tratada da ETAR de Alcanena.(...)
.....................................................................
Fonte Jornal "O Ribatejo" - edic. online 01-11.08
Jornalista Bruno Oliveira
sábado, 1 de novembro de 2008
Certames Tradicionais
Imagem: A.Anacleto
.................................
XI Festival da Água-Pé
Esta a decorrer este fim de semana no Pátio da Rita Ferreira em Alcorochel – Torres Novas a XI edição do Festival da Água-Pé.
De características genuínas e únicas, o festival resulta do empenho da Câmara Municipal de Torres Novas, com o apoio da Junta de Freguesia de Alcorochel e da associação local ADRCA, em dar continuidade a uma memória de valores e factos tradicionais da freguesia Alcorochelense.
Durante os três dias a gastronomia tradicional regional está a ser assegurada pelos restaurantes locais “O Sobreiro”, “O Alto Pina” e “Os Arcos”, as castanhas assadas, a água-pé e a mostra de artesanato e doçarias locais estão também em evidência.
A animação musical e etnográfica está a marcar também presença. O Festival oferece um programa de animação, tendo iniciado ontem dia 31 de Outubro com um baile com música ao vivo com o artista “Adamastor”, hoje à tarde foi a actuação do Rancho Folclórico dos Riachos e à noite actua o grupo musical “Xarepa Band”. Amanhã Domingo será a Escola de Danças de Salão da Chancelaria a actuar pelas 17horas, culminando o festival com a actuação do grupo musical “Take Way” cerca das 21 horas.
.............................................
A. Anacleto
Ensino
Num universo total de 608 escolas no país, a Escola Secundária de Alcanena ocupa o 122º lugar, baseado nas classificações do exame do 12º ano, conforme referencia o JN (Jornal de Notícias).
No Distrito de Santarém lidera o Colégio Infante Santo, em Tremês, que surge em 16º lugar, seguido pela Escola EB2,3/S de Mestre Martins Correia na Golegã, na 38ª posição e pelo Colégio S. Miguel em Fátima, 59º lugar. A Escola Secundária/3 Artur Gonçalves em Torres Novas, queda-se pela 63ª posição, a Escola EB/23S José Relvas em Alpiarça em 80º, a Escola Santa Maria do Olival de Tomar no 91º lugar, a Escola Secundária Dr. Ginestral Machado - Santarém alcança o 101º e depois vem a Escola Secundária de Alcanena na 122ª posição, seguindo-se duas escolas do concelho de Ourém - a Escola Secundária de Ourém (130º), e o CEF - Centro de Estudos de Fátima no 139º lugar.
A. Anacleto
Cultura
O Grupo “Guitarra e Canto de Coimbra” ligado ao Centro Cultural Regional de Santarém e o Grupo “Sinar Budaya Group”, oriundo da Indonésia, apresentaram ao elevado número de público que quase esgotou os lugares daquela sala de espectáculo, a cultura musical e etnográfica dos dois países.
O Grupo de Santarém, vincou bem com os cantes, que a cultura do fado Coimbrão continua vivo, fazendo recordar os tempos estudantis na cidade do Mondego.
Excelente, foi também a representação do grupo Indonésio, que trouxe ao recanto Alcanenense, através da música e da dança, os costumes e as culturas das diversas regiões daquele país.
Marcaram presença várias individualidades, das quais destacamos o Embaixador da Indonésia em Lisboa Francisco Lopes da Cruz, o Governador Civil de Santarém Paulo Fonseca, o Presidente da Câmara Municipal de Alcanena Luís Azevedo, o Presidente da Assembleia Municipal, a Deputada Fernanda Asseiceira e alguns deputados municipais.
Durante o espectáculo foi homenageado o Embaixador Lopes da Cruz que vai ser substituído naquele lugar diplomático.
A. Anacleto