sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Saúde

Junta de Freguesia de Pernes contesta a instalação do posto médico na antiga pré-escola

A Junta de Freguesia de Pernes está indignada com a decisão da Administração Regional de Saúde (ARS) de transferir a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Pernes das actuais instalações, para a antiga pré-escola, que se situa na zona alta da vila. A autarquia questiona a alteração “inclassificável” dos compromissos assumidos pela ARS com a população de Pernes e utentes da unidade e está contra a esta solução.
Em comunicado emitido, a Junta de Freguesia alega que em reunião realizada a 25 de Julho do ano transacto “ficou deliberado que as instalações provisórias teriam que ficar no centro da vila”, num espaço da junta ou em estrutura pré-fabricada até que o novo posto médico esteja concluído. Essa possibilidade foi confirmada em Novembro passado pela ARS, que entretanto optou pelas instalações remodeladas da antiga pré-escola, também propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Pernes.
É um volte-face que deixa os autarcas da freguesia estupefactos. Estes alegam que a instalação da Unidade de Saúde naquele local, mesmo que a título provisório, vai prejudicar a maior parte dos utentes, idosos e com dificuldades de locomoção, motivado pela localização ser no ponto alto da vila.
----------------------------------------
A.A.