sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Cultura



Imagem:A. Anacleto
-----------------------------------
Centro de Interpretação de Aljubarrota

O novo Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, em Porto de Mós, abriu ao público em 11 de Outubro de 2008.
O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota foi projectado baseado na remodelação quase total do antigo Museu Militar de São Jorge, instalado no Campo de São Jorge, onde se travou a Batalha de Aljubarrota, entre portugueses e castelhanos, em 14 de Agosto de 1385. Além da construção do Centro de Interpretação, a intervenção incluiu também «trabalhos arqueológicos e de recuperação paisagística» do Campo de São Jorge.
O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota desenvolve-se por três núcleos e a sua imagem de marca é a forte componente multimédia.
O primeiro núcleo inclui «um enquadramento histórico da batalha de Aljubarrota», visualizado através «de uma vala arqueológica, vestígio da batalha, de um friso cronológico, suportado por um conjunto de cinco ecrãs plasma e que assume a forma de um jornal electrónico do século XIV».
No segundo espaço, o visitante tem a oportunidade de assistir, durante 30 minutos, a um «espectáculo inédito, onde se conjugam filme, imagens, som, luzes e efeitos especiais, produzidos numa escala monumental e que descreve com rigor» a Batalha de Aljubarrota.
O terceiro núcleo do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota «apresenta e descreve factos associados à batalha e à sua época».
Serviços educativos, que transportam os visitantes para outros temas da época medieval, um restaurante e uma loja completam o Centro de Interpretação.

Sugerimos uma visita a este espaço de elevada qualidade, no qual, poderá relembrar e conhecer melhor um capítulo da História de Portugal…
...........................
A.A.