sábado, 7 de fevereiro de 2009

Locais



As imagens, são de entre as décadas dez e cinquenta do século passado (XX).
-----------------------------------
Concelho de Alcanena

Segundo consta, a origem da vila de Alcanena remonta, à ocupação árabe da Península Ibérica. Desta herdou a fixação do curtimento de peles. Durante séculos, a história de Alcanena e sua região dilui-se na história. Fez parte administrativamente em épocas remotas de Torres Novas. No decurso da história, Alcanena passou enormes sofrimentos aquando das lutas com Castela e, posteriormente com as invasões francesas e mais recentemente com as lutas liberais entre D. Pedro e D. Miguel.
Terra liberal e republicana, Alcanena agitou-se com a implantação da República, a que ficou ligada. Através da Lei Nº 2156, de 8 de Maio de 1914, foi criado o Concelho de Alcanena, e simultaneamente a elevação a vila, ficando integrado as freguesias de Alcanena, Bugalhos, Minde e Monsanto, que pertenciam ao concelho de Torres Novas, e ainda Louriceira e Malhou, que pertenciam ao concelho de Santarém.
O concelho de Alcanena situa-se no Ribatejo, e actualmente é constituido pelas freguesias de Alcanena, Bugalhos, Espinheiro, Louriceira, Malhou, Minde, Moitas Venda, Monsanto, Serra de Santo António e Vila Moreira, tem cerca de 15 mil habitantes, para uma área de 127,8 Km2.
...................................
A.A.