sábado, 4 de outubro de 2008

VI Gala Jornal "O Ribatejo"



Imagem: A. Anacleto
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Fomos convidados para assistir à VI Gala do Jornal “O Ribatejo” que se realizou ontem, sábado, no Cine Teatro de Rio Maior.
Varias figuras ribatejanas, ou com raízes nesta região, foram distinguidas durante a Gala.
Entre elas, destacamos a Cientista ELVIRA FORTUNA, com raízes familiares na freguesia de Louriceira, concelho de Alcanena. Não foi possível a presença da mesma, motivado por compromissos agendados relacionados com um congresso. Compareceu a filha Catarina, que recebeu o Troféu Investigação das mãos do Secretário de Estado do Conselho de Ministro - Dr. Jorge Lacão.
Além daquele elemento do governo, estiveram presentes o Governador Civil de Santarém, vários autarcas da região e outras figuras públicas.
Na gala, foram galardoados outros nomes que passamos a descrever:
- Troféu Cidadania – O Decano dos Provedores – JOÃO CALADO DA MAIA, Advogado, com noventa anos de idade, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior.
- Troféu Cultura – Uma Vida de Palco – JOAQUIM NICOLAU, Actor, beirão do Fundão, mas residente em Santarém.
- Troféu Desporto – 22 Anos de Vitória – CLUBE DE NATAÇÃO DE RIO MAIOR – Grandes pergaminhos na Formação Desportiva, onde se destacam as modalidades de Atletismo e Natação.
- Troféu Empreendedorismo – MANUEL CASCÃO, Presidente da Carmin Global, empresa responsável pelo maior empreendimento turístico na região.
- Troféu Ensino – 10 Anos, 1000 Alunos – ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR – Desde 1998 que esta escola tem vindo a desenvolver-se na área do desporto, tendo presentemente cerca de 1000 alunos distribuídos por cinco licenciaturas.
- Troféu Música – 33 Anos de Música e 11 de Ribatejo – ANTÓNIO MANUEL LOPES DOS SANTOS (TIM), Sinónimo da música rock portuguesa, elemento do Grupo “Xutos & Pontapés”, reside no Ribatejo.
Durante o evento, foi também entregue um donativo à Liga dos Amigos do Hospital de Santarém, que resultou da venda de jornais realizada por jovens voluntários durante um dia na cidade scalabitana.
Animando o espectáculo, passaram pelo palco, elementos da Associação de Dança Desportiva de Tremêz, que exibiram excelentes danças de salão.
O grupo musical “Voodoo Marmalade”, encerrou o espectáculo com uma extraordinária exibição de música e animação, que levou ao rubro os convidados que preenchiam na totalidade aquela sala de espectáculos.
---------------------------------
A. Anacleto