quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Gentes do Povo...



----------------------------------
Conversas na aldeia…
…motivado pela minha doença, tive que vender as «amigas cabrinhas» e a minha amiga “Macaca”. Foi difícil conter as lágrimas quando as vi partir e dizer-lhe adeus para sempre – contou-nos com tristeza o A. Salgueiro algures no campo, arrumado ao cajado. Sensibilizei-me como falava do ocorrido! Só as vi uma vez após partirem. A minha amiga “Macaca”, essa, nunca mais a vi – murmurava com mágoa o pastor…
Actualmente, distrai-se pelos campos, lembrando os tempos que trilhava vales e montes, guardando o seu rebanho na companhia da sua inseparável cadela, enquanto vai mirando as ovelhas do filho que vão pastando nos verdejantes campos da aldeia…

----------------------------------
A. Anacleto

* A "Macaca", é a cadela que guiava e guardava com mestria o rebanho, sendo uma amiga inseparável do dono em todos os momentos difíceis nos campos da aldeia.
.....................................................
* A. Salgueiro, foi vários anos, proprietário de um rebanho de cabras de excelente raça, tendo sido galardoado várias vezes pela entidades oficiais da agricultura. Possui vários troféua e diplomas ganhos em concursos, dos quais destacamos, alguns primeiros prémios na Feira Nacional da Agricultura.