quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Vida Desportiva Ribatejana

Temos vindo a ler o livro recentemente publicado, “Ribatejo – Terra de Campeões”, da autoria de Carlos Arsénio.
Verificamos, que foi um longo trabalho de pesquisa daquele jornalista, para a elaboração desta obra literária da vida desportiva ribatejana ao longo de várias décadas.
No entanto, em nossa opinião, existem várias lacunas, com falta de referências sobre algumas figuras ribatejanos que sobressaíram no desporto nacional. Refiro-me a casos de meu conhecimento referente ao concelho de Alcanena.
Estamos conscientes, que em tudo na vida são difíceis as perfeições. Louvo o trabalho deste jornalista pela elaboração desta enorme obra e, decerto, se um dia surgir uma nova versão, as faltas serão referenciados.
A. Anacleto
******************************************
JOSÉ MENDES
Natural de Alcanena, onde poucos se recordam das suas proezas, José Mendes, então atleta do Centro Desportivo Universitário do Porto, o prestigioso CDUP, fica com o seu nome muito directamente ligado a uma presença nos Jogos Olímpicos, facto sempre de assinalar…
…para o velocista olímpico natural de Alcanena, mas, desde cedo, radicado no Porto, para além dos êxitos desportivos, muitos deles conseguidos, depois de Barcelona, em provas disputadas em pista coberta, o grande sonho de se tornar arquitecto, viria mesmo a concretizar-se…

- Nome: JOSÉ Paulo de Almeida MENDES
- Nasceu: 13.04.1972, em Alcanena
- Modalidade: Atletismo
- CLUBE: Centro Desportivo Universitário do Porto (CDUP)
- Palmarés:
* 4 Vezes campeão nacional;
* Campeão Nacional de nos 400 m (1990 e 1993);
* Campeão Nacional na estafeta 4x100m (1993)
* Campeão Nacional na estafeta 4x400m
* 3 Títulos de campeão nacional nos 400m;
* Participou nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992), na estafeta de 4x400m, com Pedro Corvelo, Álvaro Silva e Pedro Rodrigues, onde Portugal se classificou em 18º lugar, entre 24 concorrentes.
* Internacionalizações: 6

Excertos do livro “Ribatejo – Terra de Campeões” – Carlos Arsénio