terça-feira, 9 de setembro de 2008

Meio Ambiente

A MALIGNIDADE CONTINUA!...

Centenas de peixes agonizam e morrem no Alviela!...

O Presidente da Junta de Freguesia de Vaqueiros denunciou esta segunda-feira que apareceram centenas de peixes mortos no rio Alviela.

Firmino Oliveira, disse à Agência Lusa, que a situação se verificou ao princípio da tarde, altura em que centenas de peixes, alguns deles com elevado peso, começaram a aparecer dando sinais de agonia por falta de oxigénio.

Segundo explicou à agência noticiosa, tudo indica que houve mais uma descarga, que atribui à estação de tratamento de águas residuais de Alcanena, uma vez que «não há pecuárias a montante da freguesia e o forte cheiro que se sente é a crómio».

Mais frisou Firmino Oliveira que os moradores da zona do Moseiro começaram a sentir «um forte cheiro» de manhã, tendo começado a aparecer, ao princípio da tarde, peixes em angústia. «É um inferno assistir a este agonizar dos peixes», afirmou.

No local estiveram dois elementos dos serviços da protecção da natureza da GNR.

Recordamos que no passado Domingo, o “Diabo”, grande defensor do Rio Alviela até finais da década de oitenta, foi homenageado pela C.M. de Santarém, com reconhecimento pela heróica luta travada em prol da defesa do rio.
.........................................
A. Anacleto