sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Gentes e Locais...

A CIENTISTA QUE TRANSFORMOU VIDROS DE JANELAS EM ECRÃS TFT

Elvira Fortunato passou do anonimato a figura pública após ganhar um prémio europeu em engenharia, atribuído pelo Conselho Europeu de Investigação. A cientista, natural de Almada mas com raízes familiares na Louriceira (Alcanena), entrou assim para o top 5 dos melhores cientistas do mundo em electrónica transparente.


COUVES DE ALMADA PARA PASSAR O NATAL NA LOURICEIRA
Como recorda os seus tempos na Louriceira?

Os meus pais são naturais da Louriceira mas foram cedo para Almada, onde eu nasci. Nunca cá vivi mas passei sempre as férias aqui na Louriceira até aos meus tempos de universidade. Recordo que costumava andar de festa em festa com a minha tia, que gostava de passear com as minhas amigas aqui da terra, de andar aqui pelos matos e de tomar banho no Alviela.

Costuma visitar a nossa região?

Regra geral fico por aqui, pela casa dos meus pais na Louriceira, não faço grandes roteiros.
Gosto de ir almoçar aqui a algum restaurante da região, como foi o caso do Tia Alice em Fátima desta vez, ou do Malho no Malhou onde vou com alguma frequência. Gosto também muito de ir a Santarém.
Habitualmente venho cá também na época da apanha da azeitona para acompanhar os trabalhos nas propriedades dos meus pais.

Também gosta de cultivar legumes no seu quintal: como lhe sobra tempo para isso?

Temos um jardineiro que cuida disso. Mas o meu marido é que é o entusiasta. Ele gosta muito de produtos cultivados lá na horta. Gostávamos de ter mais coisas mas saímos muito em conferências internacionais e as coisas acabam por se estragar. Costumámos até trazer couves para o Natal que passamos na Louriceira com a família.
--------------------------------------------------
in Jornal “O Ribatejo” edic. De 12.09.08 (excertos) – Trabalho do Jornalista Bruno Oliveira