domingo, 7 de setembro de 2008

O "Diabo" foi Homenageado



Imagens: A. Anacleto
-----------------------------

O “Diabo” tem Busto junto à sua habitação e ao Rio Alviela…

Ontem, na Vila de Pernes, Francisco Moita Flores, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, entregou a título póstumo à esposa de Joaquim Jorge Duarte o “Diabo”, a medalha de ouro da Edilidade Scalabitana.
Simultaneamente, foi descerrado um busto em homenagem ao homem, ao democrata e ao lutador, num local junto à sua habitação e ao rio, onde durante várias décadas, o “Diabo” travou heróicamente lutas em prol da defesa do meio ambiente.
Estiveram presentes além de muitos amigos do Joaquim Duarte, a esposa e outros familiares, vários autarcas e antigos companheiros que passaram pelas direcções da CLAPA – Comissão de Luta Anti Poluição do Alviela.
Joaquim Jorge Duarte, morreu em 1991. Foi um grande defensor pela defesa dos valores da democracia, da cidadania e da natureza até ao final da década de oitenta do século passado.
Em 1957, o “Diabo” teve a ousadia de organizar um abaixo-assinado dirigido a Salazar. Mais tarde, em Janeiro de 1970, recolheu amostras da água do Alviela em garrafões e com enorme coragem, levou-os à Assembleia Nacional, para os políticos de então, se certificarem do grau elevadíssimo de poluição naquele rio.
....................................
A. Anacleto

Nota:
Pode ver um vídeo realizado pelo canal de televisão TV4Semanas - Santarém, através do site:
http://www.tv4semanas.com/