sexta-feira, 27 de junho de 2008

Tributo...



****************************
“Tributo ao Pintor Zé Pedro”
Fomos convidados honrosamente pela Associação de Reformados e Pensionistas de Tortosendo – Covilhã, para apresentarmos um trabalho de multimédia e literário sobre a vida e obra do Pintor “Zé Pedro”,
Aceitámos com enorme prazer o convite. Arribámos mais uma vez a terras de Cova da Beira, mais concretamente ao Tortosendo para participar no evento.
Assistimos a períodos de emoção, durante o tributo ao Operário e Pintor por parte de inúmeros amigos presentes na sala e da família em especial.
Após a saudação do Presidente da Direcção da Associação, foram oradores José Laço, homem culto e amigo íntimo do pintor, que com elevada emoção recordou a obra e o homem bom que foi “Zé Pedro”, a Dina uma das netas do pintor, que comoveu a assistência ao recordar o avô e amigo e Arnaldo Anacleto um dos autores do trabalho sobre a vida e obra do operário e pintor Tortosendense.
O trabalho sobre a vida e obra do Pintor Beirão, é da autoria conjunta de A. Anacleto e Ramiro Venâncio.
* José Pedro Gonçalves – “Zé Pedro”, nasceu na vila de Tortosendo a 06 de Maio de 1920, tendo falecido na mesma localidade a 20 de Maio de 1990.
Além de operário tecelão, deixou uma vasta obra na pintura plástica, tendo exposto além de Portugal, em Itália através da Fundação Gulbenkian, onde foi galardoado.
-----------------------------------
A. Anacleto