quarta-feira, 4 de junho de 2008

Louriceira - Histórias e Estórias da Freguesia!...

“S. Vicente e a sua Ermida”

Sou um septagenário e, por isso, me lembro bem da Ermida de S. Vicente. Hoje, no seu lugar existe uma bonita moradia pertencente ao Sr. Francisco da Conceição Silva, como facilmente se pode verificar na rua que continua a denominar-se RUA DA ERMIDA.
Contava-me minha avó que a festa em honra de S. Vicente era das mais concorridas da região. Na véspera, à noite, juntava-se o povo no adro da Igreja, munido de grandes archotes e dirigindo-se de seguida, para a Ermida, de onde, depois de grande cerimonial religioso, transportava S. Vicente para a Igreja Matriz, onde permanecia todo o dia 22 de Janeiro, saindo na Procissão que era sempre acompanhada com gaita-de-foles.
Era versão da minha avó, transmitida de seus avós, que em certa noite da primeira metade do século XIX, desapareceu o Santo da sua Ermida para, tempos mais tarde, ser encontrado na Igreja do Malhou.
Decorridos alguns anos, uma mulher da Louriceira, de seu nome, Maria Vieira, mas mais conhecida por “Maria Minderica”, mulher de armas e de espinho cravado na garganta, resolveu oferecer-se ao pároco para fazer limpeza na Igreja de Malhou. E tão bem feita foi a limpeza que nem o Santo escapou.
Este terá sido transportado, dentro de um grande avental de roda, por aquela valente mulher, de volta à sua Ermida.
De facto só uma mulher valente poderia ter carregado aqueles cerca de 60 Kg de S. Vicente!
........................................................................................
in Jornal "O Alviela" - edic. 08.07.1993 - Suplemento "Jornal da Louriceira - Publicado por António Clemte Pereira
........................................................................................
A. A.