domingo, 8 de junho de 2008

Tradições Populares...

“Dormir na Eira”

Até finais da década de sessenta, era hábito nas noites quentes de estio os rapazes dormirem nas eiras.
Após um dia duro de jornada de trabalho, ou após uma farra na noite de sábado, lá ia a “rapaziada” em grupo para as eiras enquanto miravam o luar prateado e as estrelas brilhando no firmamento. Mas, enquanto não cerravam os olhos para entrar no sono profundo, ainda falavam de uma ou outra peripécia decorrida no bailarico, na festa popular, ou ainda das paixões que baralhavam as cabeças mais nebulosas.
Os braçados de trigo, eram colocados à volta das eiras, formando as “cabulas”, servindo estas de camas para o repouso dos jovens nas noites silenciosas e quentes de verão.
Não existia o hábito do pijama. Aliás, a maioria nem o conhecia. Eram vestidos que dormiam ao relento. Uma saca ou um pano, servia de resguardo, para não se sentir o incómodo das espigas do cereal.
Acordava-se na aurora da madrugada com o cante da passarada, que previam mais um dia de sol quente, mas, infelizmente não brilhava com intensidade para todos!...
O levantar tinha que ser rápido. Não tardava a chegada do pessoal da máquina debulhadora ou dos que conduziam os animais para a debulha na eira.
Era a despedida com um até logo, até se juntarem de novo ao inicio da noite, no mesmo local, e no mesmo repouso…
Vidas de outrora… outros tempos… outros hábitos populares…
------------------------------
A. Anacleto