sábado, 14 de junho de 2008

Convívios...




..............................
É salutar, reencontrar e participar em convívios de amigos e antigos companheiros de trabalho. Assim aconteceu. Deslocámo-nos a terras de Abitureiras, na qual, fizemos reportagem e convívemos.
Organizado pela Direcção da Delegação de Santarém do Clube do Pessoal da EDP, realizou-se hoje, uma festa convívio no recinto de Festas da Freguesia de Abitureiras, no concelho de Santarém.
Compareceram em número razoável, trabalhadores, pré-reformados, reformados e alguns familiares, que mais uma vez, conviveram e recordaram os tempos de trabalho passados na empresa.
Além do convívio, não faltaram os óptimos petiscos, a boa pinga, a boa disposição, o “pé de dança” e a animação musical.
--------------------------------------
Freguesia de Abitureiras
Área: 24,725 km2
Nº de habitantes: 1 059
Distância à sede do Concelho: 15 Km
Actividades Económicas: Agricultura, Pecuária, Extracção de Azeite

Situada a Norte de Santarém, a Junta de Freguesia de Abitureiras é marcada por uma paisagem de declives acentuados.
Freguesia muito antiga ignora-se, porém, a data da sua criação, existindo já nos inícios do Séc. XIV.
Etimologicamente, não se conhece a origem do nome Abitureiras. Diz a lenda que a Igreja Matriz foi mandada construir por duas mulheres tecedeiras, tendo sido denominada pelo povo, de aventureiras devido a tão grande aventura. Daí o nome de Abitureiras.
As aldeias desta freguesia estão agora a ser descobertas por forasteiros, atraídos pela beleza natural, pela calma e ordenamento deste território. O turismo, principalmente na sua componente de repouso, é tarefa de crescimento assegurado.
A agricultura e a pecuária desempenham um papel muito importante na economia da freguesia.
..............................
in: Sítio oficial da C. M. Santarém
...............................
A. Anacleto