quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Outros Locais...



.............................
Imagens: A. Anacleto

CÁCERES - PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

Trilhando caminhos além fronteiras, visitámos a cidade histórica de Cáceres, no país vizinho de Espanha.
A pouco mais de cem quilómetros da fronteira de Marvão, deparámo-nos com esta histórica cidade com cerca de noventa e seis mil habitantes.
Cidade bem estruturada em termos arquitectónicos, com excelentes avenidas e com uma extremosa arrumação.
O Centro Histórico da cidade é rico em termos de monumentos. Antes de penetrarmos na parte monumental, encontrámos uma bela Plaza Mayor com uma arquitectura próprial.
Visitámos vários museus, dos quais destacamos o Museu da Cidade de Cáceres, onde se encontram inúmeras peças de arqueologia das épocas do paleolítico, das idades do cobre, do ferro e do bronze, a etnografia também está presente na Casa de las Veletas, no sector das Belas Artes estão presentes várias colecções artísticas da Arte Contemporânea. A peça fulcral que está exposta numa das salas é o quadro de Jesus Cristo Salvador de El Greco. Destacamos também a grandiosa Cisterna subterrânea de estrutura islâmica que ocupou a parte mais alta da cidade entre os séculos IX e XI.
Além do riquíssimo museu a zona histórica é composta por vários outros monumentos dos quais, destacamos a Concatedral de Santa Maria (s. XV-XVI), o Palácio Episcopal (s. XIII-XVIII), a Igreja de S. Francisco Xavier e muitos outros.

Sugerimos uma visita a esta cidade rica em história e arte…
----------------------------
A. Anacleto